Planeta Mais

MICHAEL OSTASKI E SUAS CASAS-CAMINHÃO

Você moraria em um desses?

Você já deve ter visto pessoas utilizando motor-homes e trailers pra fazer uma viagem com a família, aproveitando da estrutura e conforto ao mesmo tempo em que está em contato com a natureza. Aliás, se você procurar bem, vai encontrar até caminhões que têm estruturas de motor-home dentro de implementos, mas são raros. Mas já imaginou ver um caminhão adaptado com uma casa de verdade? Estamos falando de uma casa mesmo, com hall de entrada, telhado, janelas, sala de estar, banheiro completo, mobiliada, diferentes ambientes e tudo mais! Nos Estados Unidos, o artista Michael Ostaski tornou isso possível. Mas antes de falarmos dos caminhões-casa que ele construiu, vale a pena falar um pouco sobre o trabalho dele. Michael Ostaski é nacionalmente conhecido pelo seu trabalho com os chamados Speed Paints (pinturas rápidas), que é um tipo de pintura feita em minutos, em grandes telas, utilizando pincéis e as próprias mãos. Tudo começa com alguns rabiscos, mas bastam alguns minutos para a imagem pronta aparecer na tela, para a surpresa de todo mundo. Veja ele em ação: Voltando ao assunto principal, além de realizar este grande trabalho com pinturas, Michael Ostaski ficou famoso também pelo trabalho que fez transformando dois caminhões em verdadeiras casas. A riqueza de detalhes é tamanha que se um desavisado olhar pelas laterais ou pela parte de trás, vai jurar que é apenas uma casa e ficar extremamente surpreso com a presença do caminhão na frente. No video abaixo, você pode ver Michael apresentando sua obra feita em um International 1948 transformado, o qual foi seu velho companheiro de guerra. A casa é tão confortável que ele viveu lá por 18 anos. Dezoito anos. Michael construiu esta casa nos anos 60, tudo com as próprias mãos, o que inclui soldas, sistema estrutural completo, claraboias, tapume, coberturas, canalização, eletricidade, marcenaria, vitrais, tapeçaria, trabalhos em azulejo, etc (para não mencionar o próprio design). A casa tem 2,4m de largura, 11,5m de comprimento e pesa 14 toneladas. Por dentro, se vê duas entradas, uma principal e outra traseira, dois quartos, um espaço para cozinha, sala de jantar, banheiro com água aquecida por aquecedores de propano. Precisa de mais alguma coisa? Michael Ostaski não parou por ai. Mais recentemente, projetou mais uma casa-caminhão. Desta vez, em um caminhão Sterling, de 1999. Originalmente, a empresa era a divisão de caminhões da Ford, até que em 1997, foi comprada pela Daimler e batizada de Sterling. A montadora comercializou seus caminhões até 2008, quando a Daimler decidiu descontinuá-los pra dar foco às suas outras marcas principais: a Freightliner e a Western Star. [caption id="attachment_1037" align="aligncenter" width="630"]Foto por - tinyhousefor.us Foto por - tinyhousefor.us[/caption] Descontinuado ou não, o Sterling chama atenção e surpreende muito pela estrutura em seus 23,8m². Por trás do motor Cummins 5.9 turbo e da aparência robusta, os detalhes e as sutilezas artísticas  impressionam: diversas luzes em led, câmera de ré, varanda acessível por escada, satélite para TV, refrigerador elétrico e a gás, duas TVs de tela plana, lareira elétrica, espaço de armazenagem para 50 galões de água potável, 30 galões de água destinada ao banho e mais 30 galões de água destinada aos sanitários, oito galões de propano para a água quente, entre milhares de outros itens. Veja a nova casa no vídeo abaixo:

Aliás, o Sterling está à venda!

Quem se habilita?

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.