Principal

Movimento A Voz Delas lança episódio do Papo Delas sobre Sindrome da Impostora: Saiba mais sobre o assunto

Movimento A Voz Delas lança episódio do Papo Delas sobre Sindrome da Impostora: Saiba mais sobre o assunto

Novo episódio do Papo Delas expõe uma preocupação constante das mulheres no setor de transporte e convida especialistas para tratar o tema e ajudar as mulheres a retomarem seu valor

O Movimento A Voz Delas acaba de lançar um novo episódio do Papo Delas, série de conversas que aborda temas importantes para mulheres que atuam no transporte de cargas, passageiros e logística. Atendendo a inúmeros pedidos da comunidade, o novo conteúdo mergulha em um assunto que afeta profundamente o dia a dia e a autoestima de muitas profissionais: a síndrome da impostora.

O Papo Delas é um formato criado pelo Movimento A Voz Delas para promover debates acolhedores, informativos e necessários sobre vivências femininas no setor de transporte, um ambiente ainda predominantemente masculino. Em cada episódio, especialistas convidadas trazem reflexões, orientações e apoio emocional para fortalecer a presença feminina na estrada, nos bastidores da operação e em diversas funções do ecossistema logístico.

Nesta edição, o tema central é a síndrome da impostora, expressão utilizada pela psicologia para descrever o sentimento persistente de inadequação, insegurança e dúvida sobre o próprio mérito, mesmo quando a mulher apresenta competências evidentes e resultados reais. Essa sensação leva muitas profissionais a acreditarem que “não são boas o suficiente” ou que “não merecem estar onde estão”, como se, a qualquer momento, fossem “descobertas” por não serem tão capazes quanto parecem — uma percepção totalmente distorcida da realidade.

Esse fenômeno é especialmente comum em áreas ainda marcadas pela desigualdade de gênero, como o transporte rodoviário de cargas, logística, condução de ônibus e posições de liderança no setor. Muitas mulheres relatam que, apesar de cumprirem todas as exigências, realizarem seu trabalho com excelência e enfrentarem desafios diários na estrada, ainda se sentem impostoras por ocuparem espaços historicamente dominados por homens. Fatores como pressão social, falta de representatividade e julgamentos externos contribuem para aumentar esse impacto emocional.

Para falar sobre o tema com clareza, empatia e profundidade, o Movimento A Voz Delas convidou a psicóloga clínica e neuropsicóloga Bruna Romano, que explica as origens da síndrome, seus efeitos sobre a saúde emocional e profissional e, principalmente, como combatê-la. Entre as abordagens, ela reforça a importância de reconhecer conquistas, validar a própria trajetória, identificar padrões de pensamento e buscar apoio quando necessário. Segundo especialistas, práticas como autocompaixão, registros de realizações e redes de apoio são passos poderosos para reconstruir a autoestima.

O episódio é um convite para que cada mulher do transporte saiba que não está sozinha, e que seu lugar foi conquistado com trabalho, dedicação e competência. O Movimento A Voz Delas reforça que é hora de abandonar a autocrítica excessiva e assumir com orgulho o protagonismo feminino no setor. Assista agora ao novo episódio do Papo Delas e descubra como enfrentar — e superar — a síndrome da impostora.

Assista ao episódio completo agora mesmo, clicando aqui.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.