ANTT autoriza a Nova 381 a realizar estudo técnico para ampliar a capacidade de tráfego no trecho entre Governador Valadares e Belo Oriente, área estratégica para o Vale do Aço. Investimentos já ultrapassam R$ 320 milhões nos primeiros nove meses do contrato
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a concessionária Nova 381 a iniciar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para ampliar a capacidade de tráfego em 82 quilômetros da BR-381, no trecho entre Governador Valadares e Belo Oriente, em Minas Gerais. O objetivo é analisar soluções que permitam reduzir acidentes, melhorar o fluxo viário e eliminar gargalos logísticos em uma das rotas mais importantes para o escoamento da produção industrial na região do Vale do Aço.
A autorização reforça a prioridade dada pelo governo federal à modernização da rodovia, conhecida há décadas pelo alto índice de acidentes e pela necessidade de intervenções estruturais. Segundo a ANTT, o estudo deverá propor alternativas para aumento de capacidade, incluindo a instalação de faixas adicionais, melhoria de curvas, duplicações e adequações de segurança. “A decisão é resultado da sensibilidade da ANTT em buscar soluções técnicas imediatas para beneficiar os usuários da rodovia. Estamos mobilizados para entregar o estudo no prazo mais breve possível”, afirmou Marcelo Boaventura, diretor-presidente da Nova 381.
O trecho concedido à Nova 381 possui 303,4 quilômetros de extensão e liga Governador Valadares a Belo Horizonte, formando o principal corredor logístico das indústrias do Vale do Aço, que abrigam um dos maiores polos siderúrgicos do país. Por esse corredor passam cargas pesadas e produtos siderúrgicos destinados aos principais centros consumidores do Sudeste e aos portos exportadores. Nos primeiros nove meses de contrato, a concessionária já investiu mais de R$ 320 milhões, parte do total previsto de R$ 9,5 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão.

A ampliação dos 82 quilômetros entre Governador Valadares e Belo Oriente também terá impacto direto na BR-116, outro corredor essencial para o transporte rodoviário de cargas no país. Ambas as rodovias são estratégicas para o deslocamento de caminhões, e melhorias na BR-381 devem ajudar a desafogar o tráfego e aumentar a eficiência logística em toda a região leste de Minas Gerais.
Com a finalização do EVTEA, a ANTT deverá avaliar e aprovar as soluções apresentadas para que o projeto avance às próximas fases. A expectativa é que as obras propostas contribuam para reduzir riscos, aumentar a fluidez do transporte e impulsionar a competitividade da indústria nacional — especialmente a cadeia siderúrgica, altamente dependente da BR-381 para escoamento de sua produção.

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