Repleto de inovações, o Wave foi desenvolvido para a Rede de Supermercados Walmart. Saiba o porque dele ter sido considerado tão revolucionário.
O Walmart possui em sua frota nos Estados Unidos mais de 7 mil veículos e tem uma área dedicada à melhoria do consumo e resultados. O Wave foi criado como uma visão de futuro sobre como a empresa quer seus caminhões em alguns anos.
O Wave é um caminhão, no mínimo, curioso. Além do seu design peculiar e característico, do tipo ame ou odeie, ele foi desenvolvido em conjunto com a Peterbilt para alcançar a máxima eficiência no transporte rodoviário.
A busca pela leveza e pela eficiência no consumo está presente em todos os detalhes. O nome Wave vem de Walmart Advanced Vehicle Experience, em português, experiência de veículo avançado Walmart.
O objetivo deste projeto é carregar mais, gastando menos.
Vamos aos detalhes:
O desenvolvimento envolveu parceiros de peso do Walmart, como a Peterbilt, a Roush Enginnering, a Great Dane Trailers e a Capstone Turbine. Conhece todos? Se não, vamos te dar uma ajudinha:
A Peterbilt... você deve ter visto Transformers, certo?
A Roush Engineering faz engenharia de precisão e competição. Até um Mustang Roush de alta performance chegou a ser vendido nos EUA.
A Great Dane é uma famosa fabricante de carretas nos estados unidos, com um bom tempo de estrada.
E, por fim, a Capstone Turbine, que faz... turbinas! Mas diferentes do que a gente conhece.
Reunindo essas empresas, o Walmart quis demonstrar diversas tecnologias de ponta na busca pela eficiência de combustível e reduzir as emissões de carbono da empresa. Embora o protótipo atualmente rode com óleo diesel, sua turbina pode funcionar com gases comprimidos ou líquidos, biocombustíveis ou outros combustíveis.
Mas vamos ao que interessa:
Sobre o cavalo mecânico:
A Peterbilt colaborou ativamente na fabricação deste caminhão, que é extremamente aerodinâmico e mais leve que os atuais fabricados nos Estados Unidos. Os designers desenvolveram o caminhão utilizando modernas tecnologias para a redução do arrasto do ar, mais precisamente 20% mais aerodinâmico.
20% de redução no arrasto dá algo em torno de 10% na economia do combustível. A distância entre-eixos é reduzida, comparada aos caminhões de série de lá, e com isso pesa menos e manobra melhor. Quem deu uma força na redistribuição dos componentes, inclusive o motor, foi a Roush.
A cabine tem características únicas como a posição de dirigir, que fica bem ao centro. A visibilidade é exemplar, dá para ver tudo. Existem dois monitores em LCD, um de cada lado no painel de instrumentos, que auxiliam o monitoramento do caminhão durante a rota. As portas são de correr.
Ele é híbrido, podendo rodar com vários combustíveis. O motor roda com diesel fóssil e biodiesel. Ele possui baterias que são recarregadas com freios regenerativos e com o uso da turbina, que funciona com combustíveis, que falamos antes.
O curioso dessa turbina de potência é que ela está integrada ao trem de força. Gira alto e ajuda a gerar energia para o caminhão rodar. Polui pouco, tem poucas partes móveis, pouca manutenção e é leve. O ar condicionado elétrico e direção elétrica, para não roubar potência do motor desnecessariamente. As baterias têm recarga automática, e quem faz esse serviço é o motor de turbina.
No modo elétrico, para áreas urbanas, o caminhão roda somente com as baterias até o nível atingir 50%. Neste momento, a turbina entra em ação para recarregar as baterias. Aliás, este é um modo do caminhão rodar, híbrido turbina e elétrico, não necessitando do motor a diesel, adequado às rotas de menor média de velocidade.
Sobre o semirreboque:
Feito em fibra de carbono, que é 10 vezes mais resistente que aço (o bico dos formula 1, responsável pela desaceleração do carro quando bate, é feito de fibra de carbono, bem como o restante da carroceria) e bem mais leve que a fibra de vidro. A frente do semirreboque tem um nariz convexo arredondado para evitar turbulências do ar, além de dar mais um espacinho para a carga.
As rodas são fechadas para diminuir o arrasto também.
Veja o vídeo abaixo:
fonte: Walmart
Comentarios