Planeta Mais

PETERBILT COM MOTOR V-24 E 12 BLOWERS

JÁ IMAGINOU?

Nos Estados Unidos, é conhecida a expressão que tudo é grande no Texas (algo semelhante ao que dizemos sobre a cidade de Itú, no interior de São Paulo), mas em se tratando de motores, podemos transferir esta frase para o estado do Arizona, sem a mínima dúvida. É isso mesmo que você leu no título: Mike Harra, empresário de Lake Havasu City, Arizona, construiu um motor de 24 cilindros em V.

Em com nada menos que 12 blowers (compressores volumétricos). Doze! Um para cada par de cilindros! Pra se ter uma idéia o Interceptor, mítico carro do primeiro filme de Mad Max, tinha um V8 com um único blower.

Mike construiu um show truck com esse motor da Nasa. Os números são superlativos, e dá muita curiosidade em dirigir uma espaçonave destas. É, segundo seu criador, o maior e mais potente motor construído para um caminhão trator. Vamos aos números: só o coletor de admissão pesa 474kgs. São doze blowers 6-71. O motor é um Detroit Diesel, normalmente utilizado em navios. Na verdade são dois V12 interligados, um em frente ao outro, ligados por um semi-eixo monstro interligando as duas usinas. Repare nos escapamentos individuais para cada cilindro, totalizando DOZE canos de cada lado, mirados para o espaço. A potencia do brinquedo? 3.424 cavalos.

[caption id="attachment_1067" align="aligncenter" width="1024"]hrdp-1109-05+2007-supercharged-24-cylinder-engine Foto por - musclecarzone.com[/caption]

O conjunto motor e transmissão pesa nada menos que 4,5 toneladas.

O showtruck foi construído em um cavalo Peterbilt. Um caminhão pós-apocalíptico que ao ser ligado deve disparar alarmes de carros por mais de um quilometro de raio.

Ok. Vamos ao que interessa. O barulho. Barulho não, música. Aumente o som do seu computador ou celular e delicie-se com a musica dele ligando, no 1:00 deste vídeo. Não há nada no mundo que gente já tenha ouvido falar que tenha um ronco desses:

Quer ver o motor instalado no caminhão? Então veja abaixo o vídeo:

Screen-Shot-2014-09-01-at-10.05.05-PM

Insano.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.