Planeta Mais

O MAIOR CAMINHÃO DE COMBATE A INCÊNDIOS

A Austriaca Rosenbauer, empresa especializada em caminhões de combate a incêndios, lançou neste ano o maior caminhão do mundo neste segmento. O monstruoso Rosenbauer Buffalo Extreme é um caminhão com 13m de comprimento, 3,55m de largura e 4,2m de altura. É capaz de transportar nada menos do que 33 toneladas de água! O último caminhão considerado o maior do mundo tinha a capacidade de 25 toneladas.

[caption id="attachment_1056" align="aligncenter" width="623"]Foto por - trucksplanet.com Foto por - trucksplanet.com[/caption]

Como esse tamanho, é de se imaginar que o jato d’água não seja dos mais amenos: o Buffalo Extreme consegue atingir 6.500 litros de água por minuto, além de um processador de espuma com capacidade de 6.000 litros por minuto. Ele é feito, principalmente, para lugares em que a água é um fator escasso, como desertos ou minas de carvão, o que explica a tração 6X6 e a utilização do chassi Heavy Mover, desenvolvido pela alemã Paul Nutzfahrzeuge, projetado justamente para este tipo de terreno. Esta empresa é uma das líderes globais em conversões e adaptações em chassis para aplicações especiais.

O Heavy Mover foi desenvolvido com base em um chassi Mercedes-Benz, com quem a empresa tem parceria desde 1969, assim como a maioria dos outros chassis que a empresa desenvolve para veículos como transportadores de bombas de concreto ou superestruturas guindaste, multi-eixos, chassis longos para brigadas de incêndio, montagem de eixos adicionais para aplicações especiais em Unimogs no setor da energia, mineração e construção.

[caption id="attachment_1057" align="aligncenter" width="653"]Foto por - trucksplanet.com Foto por - trucksplanet.com[/caption]

Equipado com um motor V8 de 571 cavalos e transmissão automática, o maior caminhão de combate a incêndios do mundo pesa 68 toneladas quando totalmente carregado e chega a 65km/h. A cabine é na configuação 1+1, mas pode ser adaptada para até cinco pessoas.

Confira abaixo o vídeo com imagens do Buffalo Extreme na Interschutz, que é a maior feira do mundo destinada ao segmento de serviços emergenciais, incêndios e proteção contra desastres, realizada em Hannover, na Alemanha:

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.