Planeta Mais

A MOTORISTA DE CAMINHÃO MAIS VELHA DO MUNDO

Com 85 anos de idade e quase 60 de profissão, Nahyra Schwank é a motorista de caminhão mais velha do mundo

85 anos. Quase dez anos a mais do que a expectativa de vida do brasileiro, mas com fôlego de adolescente. Essa é Nahyra Schwank, a motorista de caminhão mais velha de todo o mundo, que fecha a semana especial das mulheres no Planeta Caminhão.

nahyra_4

Para aqueles que ficaram na dúvida: sim, ela continua na ativa mesmo com essa idade transportando grãos pela região Sul do país e não pensa em parar tão cedo... Algo que ninguém mais dúvida.

A paixão de Nahyra por caminhões começou ainda cedo. Com 12 anos, a jovem começou a trabalhar em uma fazenda da família em Arroio Bonito, em Sobradinho, no Rio Grande do Sul. Sua função era guiar o arado para a coleta de grãos dirigindo um trator. Mas o que ela gostava mesmo era observar os caminhões indo de um lado para o outro nas estradas de terra.

Sua paixão, no entanto, ficou guardada por alguns anos. Nahyra, ainda jovem, começou a ter uma vida de “mulher normal” na década de 1950: casou e teve Salete, sua única filha. Mas, assim que se separou do marido, decidiu seguir seu coração, que caminha, claro, para as estradas do Brasil.

Em 1958, com 27 anos, Nahyra comprou seu primeiro caminhão, um Ford S600 na cor amarela. Desde então, nunca mais parou. Foram incontáveis viagens por todos os cantos do Brasil transportando, principalmente, trigo, arroz e cevada – que a ajudaram a bancar todos os estudos de sua filha.

nahyra_3

Eram, em média, de 12 a 15 horas no volante por dia e de 8 a 10 mil quilômetros rodados por mês dirigindo caminhões. As noites ela passava a grande maioria numa cama que possuía na cabine.

Segundo Nahyra, sua média de velocidade nas estradas sempre foi entre 70 e 90 quilômetros por hora, dependendo da via. Cautela essa que foi fundamental para que ela nunca tenha se envolvido em um acidente ou uma infração sequer nesses quase 60 anos como motorista de caminhão.

Nahyra afirma ainda ser uma “vovó moderna” – caminhões automáticos ou qualquer outra tecnologia para ela é bem muito vinda. A única coisa que não muda em todos esses anos é a bolsa que ela leva em todas as viagens com óculos, pente de cabelo, batom, perfume e tudo mais que as mulheres adoram.

Hoje em dia, Nahyra mora com a filha e com todos seus cachorros na cidade de Não Me Toque, no Rio Grande do Sul. As viagens guiando um Mercedes Axor 2536 agora acontecem com menor frequência por conta de um problema com varizes.

nahyra_2

Mas nem pense em tirar o caminhão da vida de Nahyra. Como ela mesmo disse “Prometi a Deus que vou trabalhar até quando ele permitir” e a prova disso é que a motorista cancelou o pedido de dispensa da aposentadoria para não ter sua carteira de motorista suspensa.

Não se surpreenda se surpreenda se cruzar qualquer dia com uma vovó por alguma estrada. É só Nahyra Schwank, a motorista de caminhão mais velha do mundo.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.