A visão de futuro da fabricante russa promete deixar caminhão com uma incrível variação de comprimento, que vai de sete a até 20 metros. Veja mais detalhes.
A aposta da vez dos engenheiros russos da Kamaz, Konstantin Fedorov e Elena Petrova, se chama Flex Futurum, um modelo de caminhão que promete revolucionar o modo de fabricação e do transporte de cargas. Segundo a Kamaz, este tipo de caminhão poderá chegar ao mercado em 2040 (em 25 anos).
O grande diferencial nesse projeto está em seu sistema de sanfona (não pense que ele é parecido com aqueles ônibus sanfonados gigantes). A diferença dele está em modificar o seu comprimento através de um sistema inteligente e sem intervenção humana.
Por exemplo, se for realizado um transporte de pequeno porte, o motorista poder deixar o comprimento do caminhão com apenas 7,5 metros. Agora se for uma carga que exija mais espaço, o caminhão pode se estender por até 20 metros. Interessante não?


Bacana. Mas, como funciona?
Há um sistema inteligente no Flex Futurum semelhante a um aspecto de trabalho de uma sanfona. Nele há membranas flexíveis, que revestem toda a carroceria deste caminhão, assim como os cabos e vigas das laterais telescópicas que auxiliam na flexibilidade e mobilidade.
Veja como isso funciona na prática:Não é apenas sua opção de sanfona que se destaca. Segundo a Kamaz, o Flex Futurum terá motores elétricos que serão alimentados por células de hidrogênio, ou seja, zero emissão de poluentes atmosféricos e um rendimento que poderá superar aos caminhões atuais.
Cabine ou nave espacial?
O motorista fica centralizado na cabine. Veja também que a frente do parabrisa há um painel de controle. Seria uma reprodução do filme Jornada nas Estrelas? – não sabemos, mas que mostra todos os dados do caminhão igual a uma nave espacial, nós não temos dúvidas. Veja um exemplo na foto abaixo, ela mostra o nível do combustível:

O caminhão ainda dispõe de: banheiro particular, cozinha e local para dormir. Ainda Segundo a Kamaz, haverá também, a opção de piloto automático. Piloto automático mesmo.
O que é certo: até 2040 vai mudar muita coisa nos caminhões. E você, o que achou? Teria um destes?
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