Planeta Mais

KAMAZ – FLEX FUTURUM 2040

A visão de futuro da fabricante russa promete deixar caminhão com uma incrível variação de comprimento, que vai de sete a até 20 metros. Veja mais detalhes.

A aposta da vez dos engenheiros russos da Kamaz, Konstantin Fedorov e Elena Petrova, se chama Flex Futurum, um modelo de caminhão que promete revolucionar o modo de fabricação e do transporte de cargas. Segundo a Kamaz, este tipo de caminhão poderá chegar ao mercado em 2040 (em 25 anos).

O grande diferencial nesse projeto está em seu sistema de sanfona (não pense que ele é parecido com aqueles ônibus sanfonados gigantes). A diferença dele está em modificar o seu comprimento através de um sistema inteligente e sem intervenção humana.

Por exemplo, se for realizado um transporte de pequeno porte, o motorista poder deixar o comprimento do caminhão com apenas 7,5 metros. Agora se for uma carga que exija mais espaço, o caminhão pode se estender por até 20 metros. Interessante não?

KAMAZ- KAMAZ-FLEXFUTURUM-2040 Prático para manobrar, quando descarregado. Outra coisa que deve ser levando em conta são as restrições para caminhões muito compridos em ruas e avenidas – quem sabe essa seja uma boa alternativa? Veja a ilustração abaixo e entenda como funciona esse formato de sanfona (ou centopeia), ou como preferir chamá-lo:

KAMAZ-FLEXFUTURUM-2040

Bacana. Mas, como funciona?

Há um sistema inteligente no Flex Futurum semelhante a um aspecto de trabalho de uma sanfona. Nele há membranas flexíveis, que revestem toda a carroceria deste caminhão, assim como os cabos e vigas das laterais telescópicas que auxiliam na flexibilidade e mobilidade.

Veja como isso funciona na prática:

Não é apenas sua opção de sanfona que se destaca. Segundo a Kamaz, o Flex Futurum terá motores elétricos que serão alimentados por células de hidrogênio, ou seja, zero emissão de poluentes atmosféricos e um rendimento que poderá superar aos caminhões atuais.

Cabine ou nave espacial? KAMAZ-FLEXFUTURUM-2040

O motorista fica centralizado na cabine. Veja também que a frente do parabrisa há um painel de controle. Seria uma reprodução do filme Jornada nas Estrelas? – não sabemos, mas que mostra todos os dados do caminhão igual a uma nave espacial, nós não temos dúvidas. Veja um exemplo na foto abaixo, ela mostra o nível do combustível:

KAMAZ-FLEXFUTURUM-2040

O caminhão ainda dispõe de: banheiro particular, cozinha e local para dormir. Ainda Segundo a Kamaz, haverá também, a opção de piloto automático. Piloto automático mesmo.

O que é certo: até 2040 vai mudar muita coisa nos caminhões. E você, o que achou? Teria um destes?

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.