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Caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros 400 percorre 476 km sem recarga em teste e amplia sua autonomia no Brasil

Caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros 400 percorre 476 km sem recarga em teste e amplia sua autonomia no Brasil

Modelo elétrico de primeira geração bate recorde de autonomia no Brasil com 19.200 kg de PBT e 6.200 kg de carga líquida, alcançando uma eficiência de 0,85 kWh/km; caminhão chegou ao destino com 9% de bateria restante
 

A Mercedes-Benz do Brasil realizou testes para aumentar a autonomia do caminhão elétrico eActros 400, de primeira geração. O veículo percorreu 476 km entre São Bernardo do Campo (SP) e Curitiba (PR) sem necessidade de recarga intermediária. O resultado superou o feito anterior do modelo, que já havia rodado 442 km em maio, no trajeto entre São Paulo e o Rio de Janeiro. Com 19.200 kg de PBT e 6.200 kg de carga líquida, o caminhão manteve eficiência de 0,85 kWh/km e velocidade média de 60 km/h durante o percurso pela Rodovia Régis Bittencourt.

Ao chegar ao destino, o eActros 400 ainda registrava 9% de bateria restante, um indicativo do avanço tecnológico alcançado. Em maio deste ano, o veículo de primeira geração, foi o primeiro caminhão elétrico a atravessar o principal trecho da Via Dutra com uma única carga de bateria em um total de 442 km rodados, destacou Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, anunciando que a marca agora chega em um “novo patamar na realização do trajeto até Curitiba”, com 476 km rodados sem necessidade de recarga intermediária ao longo do percurso.

O eActros 400, assim como o eActros 300, é indicado para operações de cargas médias e pesadas em trajetos interurbanos. A proposta é oferecer uma alternativa sustentável para empresas que buscam reduzir emissões sem abrir mão da eficiência. A cabine moderna e os recursos embarcados garantem também conforto e segurança ao motorista. Além de testes internos, a Mercedes-Benz já coloca seus elétricos em operação real junto a clientes estratégicos. Empresas como Braspress, Suzano, AGL, Marimex e Ypê participam das avaliações, utilizando tanto o eActros quanto o leve FUSO eCanter em rotinas operacionais.

Essa prática permite validar o desempenho em diferentes cenários de transporte no Brasil. Para o vice-presidente, o resultado reforça o pioneirismo da marca. “Com esse desempenho, o eActros se consolida como o caminhão elétrico de maior autonomia já testado no Brasil. Isso demonstra que estamos prontos para atender às demandas das operações interurbanas com zero emissões”, destacou o executivo.

Produzido na Alemanha, o eActros tem papel central na estratégia global da Daimler Truck para a eletrificação. O modelo foi desenvolvido para atender às crescentes exigências ambientais, mas também para garantir competitividade econômica, já que a eficiência energética é um dos pontos fortes do caminhão.

Primeira rota do eActros foi realizada até o Rio de Janeiro com 442 km de autonomia

O primeiro percurso que o caminhão elétrico eActros 400 à bateria, primeira geração, percorreu no País foi da fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo, com chegada no Posto Galápagos em São João do Meriti, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O veículo seguiu uma rota pela Via Dutra.

O veículo atravessou o principal trecho da Via Dutra com uma única carga de bateria. Foram 442 km rodados, sem necessidade de recarga intermediária, alcançando a maior autonomia entre os elétricos no País. Com velocidade média de 63 km/h e eficiência de 0,70 kWh/km, o eActros chegou ao destino restando ainda 30% de bateria. O caminhão foi testado com PBT de 19.200 kg e com carga líquida de 6.200 kg.

 

eActros para operações interurbanas de cargas médias e pesadas

Desenvolvido para operações interurbanas e de logística com cargas médias e pesadas, o Mercedes-Benz eActros é um caminhão elétrico à bateria que pode receber carroçarias como baú carga seca, baú refrigerado, porta-pallets e outras. É indicado para o transporte de móveis, eletrodomésticos, bebidas, alimentos e vários outros produtos, além da logística entre CDs, armazéns e fábricas em setores como e-commerce e varejo.

Para testes com clientes no Brasil estão sendo oferecidos três modelos, entre versões plataforma 6x2 com 336 kWh e 448 kWh de bateria e o cavalo mecânico 4x2 também com 336 kWh, sendo os rígidos com 19 ou 27 toneladas de PBT e 40 toneladas de CMT na versão cavalo mecânico. No modelo eActros 300 são três conjuntos de baterias. No eActros 400, primeira geração, são quatro.

Cada um desses packs de bateria tem capacidade instalada de 112 kWh. Com isso, o eActros pode alcançar de 220 a 400 quilômetros de autonomia, conforme o modelo, aplicação e carga útil. O carregamento rápido das baterias ocorre em até 1 hora e 15 minutos. Entre os destaques tecnológicos do eActros está o seu trem de força composto por um eixo eletrificado com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas marchas. 

Os dois motores resfriados a líquido geram uma potência contínua de 330 kW, com potência máxima de 400 kW. Além disso, com um estilo de condução preditivo, a energia elétrica pode ser reaproveitada por meio do sistema de freio regenerativo. A energia recuperada durante a frenagem é devolvida às baterias do eActros e fica então disponibilizada novamente para a tração do veículo.

O interior da cabina do eActros foi projetado para oferecer máximo conforto e praticidade para o motorista. Destaque para painel LCD colorido com recursos de controle e segurança integrados (visão em tempo real da carga de bateria e indicador do nível de frenagem regenerativa, além de alertas e diagnósticos sem desvio de visão da estrada), display central multimídia sensível ao toque, anti-reflexo e com Bluetooth, volante multifuncional, botão start/stop, monitores da MirrorCam e porta celular, entre outros.

O eActros vem equipado com uma gama ampla e avançada de tecnologias de segurança. Entre elas: sistema MirrorCam que substitui os retrovisores convencionais, ABA5 (assistente ativo de frenagem), SGA (assistente de ponto cego), Attention Assist (assistente de fadiga), ESP (controle eletrônico de estabilidade), LDWS (sensor de faixa de rolagem), Electronic Parking Brake (freio eletrônico de estacionamento) e Intelligent Headlight Control (controle inteligente de faróis).

Com os avanços registrados no Brasil, a Mercedes-Benz reforça que a eletromobilidade é uma realidade cada vez mais próxima também no transporte rodoviário pesado, antes considerado um dos maiores desafios da eletrificação. E você, motorista ou transportador: acredita que os caminhões elétricos já estão prontos para ganhar espaço nas estradas brasileiras? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe essa notícia com quem também vive o transporte!

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