Planeta Mais

CONHEÇA TRÊS VIADUTOS ANIMAIS

Os viadutos foram construídos para reduzir índices de acidentes que envolvem animais. Confira três exemplos interessantes:

Infelizmente acidentes que envolvem animais não acontecem apenas aqui no Brasil. Eles são constantes nas estradas do mundo todo. Pode haver placas de avisos e tudo mais. Mas alguns acidentes são inevitáveis. Já outros... acontecem pelo fato dos animais serem irracionais, e não conseguem reagir ao ver um veiculo em alta velocidade.

O fato é que é bastante perigoso para os usuários das estradas também. Até animais de pequeno porte podem causar graves acidentes. Os grandes então...

Mas por incrível que pareça, em alguns lugares do mundo há alternativas interessantes, que tem como objetivo diminuir os índices de acidentes. Claro que estas ações requerem adaptação por parte dos animais, e não há como garantir 100% de utilização destes viadutos.

Mas alguns parecem ter se adaptado. Confira três exemplos bacanas:

 Viaduto para caranguejos – Austrália

viaduto-animal-caminhao-australia

Ah, vai dizer que você já imaginou algo parecido como um viaduto para caranguejos? Nem naquele seu sonho mais maluco.

Para você ter uma noção da importância para a flora local, segundo o serviço de Parques Australianos, a cada nova estação de verão mais de 50 milhões de caranguejos cruzam as estradas até as florestas tropicais da Ilha Christmas para reproduzirem, porém, a parte chata disso é que 50 mil desses crustáceos são atropelados por veículos.

Para você ter uma breve noção de como era a situação por lá, assista ao vídeo abaixo:

Triste. Bem triste. Mas parece que o pessoal do governo australiano escutou os pobres coitados e vem instalando uma série de viadutos como o da foto acima – e são bem movimentados.

Viaduto Natuurbrug Zanderij Crailo – Holanda 5555

Esse viaduto foi construído em 2006 e tem o título de maior do mundo com 800 metros. Além de ser uma paisagem bonita, os animais por lá agradecem. Os transeuntes na parte superior são cervos, javalis e texugos. Mais um bom exemplo de tentar devolver a segurança do habitat natural desses seres vivos, se é que podemos dizer assim.

Parque Nacional de Banff – Canadá

33333 Esse é um trecho da estrada TransCanada que corta uma parte da reserva do Parque Nacional de Banff, mas que infelizmente fragmenta o habitat natural de animais selvagens, como ursos, alces e texugos. Veja a imagem abaixo, ela retrata o local de forma superior: 7777 Esse é mais um viaduto que tenta preservar e reconstruir um pedaço do habitat canadense. Desta forma, os índices acidentes vêm diminuindo na estrada. Animais e motoristas circulam cada um em seu quadrado com mais segurança, ou pelo menos tentam.

Cá entre nós... quantos lugares em nosso país precisariam de viadutos como estes?

Fonte: Hype Science

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.