Mudanças na parte eletrônica e mecânica da caixa e no sistema de embreagem proporcionaram ganho de até 30% na velocidade das trocas de marchas segundo a Volvo - Foto: Divulgação Volvo
A Volvo divulgou no último dia 5 de maio, em um evento na Europa, a nova versão da caixa de câmbio I-Shift, que promete 30% mais velocidade na troca de marchas, que segundo a montadora, vai trazer mais suavidade na direção e facilidade na condução.
E essa mudança só foi possível por conta dos sensores atualizados, que agora fornecem dados com maior precisão para a unidade de controle. Para recebê-los com mais eficiência, a unidade também recebeu melhorias e agora apresenta um novo software e um microprocessador mais rápido, para tempos de cálculo muito mais rápidos.
Além disso, o novo disco no freio de transmissão e um acionamento mais rápido da embreagem, quando combinados, garantem menor interrupção de torque e marchas mais suaves. De acordo com a Volvo, a troca de marchas mais rápida permite a seleção de marchas com mais eficiência.
A partir de agora, as caixas de câmbio Volvo I-shift possibilitam trocas de marcha de até 30% mais rápidas. - Foto: Divulgação Volvo
E para finalizar as mudanças, o volume de ar também foi reduzido em diferentes sistemas de atuação, por exemplo, os garfos de mudança, a embreagem e o freio da caixa de câmbio, para permitir uma troca de marchas mais rápida.
Pär Bergstrand, gerente de transmissão para serviço pesado da Volvo Trucks, explica que quanto mais mudanças forem exigidas devido as condições do terreno, maior será a percepção do motorista sobre as melhorias: “Com a troca de marchas até 30% mais rápida com a nova I-Shift, os motoristas certamente experimentarão uma diferença muito positiva”, disse.
Caixa automatizada Volvo I-Shift = I de Intelligence e Shift, de mudança, ou seja, mudança inteligente. Foto Divulgação Volvo
Atualização dos modelos
Segundo a montadora, a partir da divulgação, todos os novos veículos contarão com a nova versão da I-Shift, que foi originalmente lançada em 2001 e foi a primeira transmissão automatizada projetada para caminhões pesados.
“Com todas as melhorias e novas variantes ao longo dos anos, a I-Shift teve uma excelente capacidade de resolver tarefas cada vez mais avançadas de maneira eficiente. Isso significa não apenas oferecer alto desempenho e eficiência de combustível, mas também excelente dirigibilidade e conforto para os motoristas”, comenta Pär Bergstrand.
Caixa de câmbio I-Shift da Volvo completa 20 anos – Foto: Revista Carga Pesada
Hoje, todos os caminhões pesados da Volvo são fabricados com a I-Shift como padrão. Desde a sua introdução, mais de um milhão de caminhões foram vendidos globalmente com a exclusiva tecnologia I-Shift da Volvo.
Você já dirigiu um caminhão com essa tecnologia? Como foi a experiência? Participe com a gente e compartilhe com seus colegas do trecho.
Comentarios