Iveco

Alta durabilidade: Mendes & Koch Transportes e Souza Roxo Distribuição e Logística aprovam e falam sobre os caminhões pesados da Iveco

Alta durabilidade: Mendes & Koch Transportes e Souza Roxo Distribuição e Logística aprovam e falam sobre os caminhões pesados da Iveco

Os caminhões pesados da Iveco não param nunca. Quem afirma isso são os clientes. Principalmente quando são adquiridos em conjunto com um Plano de Manutenção IVECO. “Nossa frota de 40 veículos Iveco Hi-Way 480 é muito robusta, para pouco para manutenção e quando isso acontece somos atendidos de forma rápida”, afirma Noberto Koch Mendes, proprietário da Mendes & Koch Transportes, de Santa Catarina, que há 34 anos atua no setor.

“A disponibilidade do veículo é muito boa. Qualquer imprevisto na estrada, em poucas horas o caminhão está rodando novamente, graças ao Plano de Manutenção Iveco que contratamos ao adquirir os veículos”, diz Mendes ao completar que se não fosse por isso, certamente teria muitos problemas e dores de cabeça. “Sem plano de manutenção, o risco de ficar dias parados na estrada é grande”, completa.

A robustez dos caminhões Iveco é exemplificada por Mendes: “Em cinco anos de operação, rodamos mais de 600.000 km sem ao menos precisar trocar a embreagem”, garante o empresário.

Mercado

A Iveco é a marca que mais cresceu em 2020. Enquanto a venda de caminhões no Brasil caiu 11%, a IVECO apresentou um incremento de 30% em relação a 2019, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). “Temos apresentado crescimento constante em todos os segmentos também em 2021”, afirma Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Produto da IVECO para a América Latina.

 


Bernardo Brandão, Diretor de Marketing e Produto da IVECO para a América Latina

Para 2022, a expectativa é que o mercado total cresça entre 10% a 15% e atinja números similares a 2014, uma das melhores do setor de veículos comerciais, quando as vendas de caminhões somavam 160 mil unidades. “Entendemos que este é um patamar saudável de mercado, com vendas entre 160 a 170 mil unidades, sem nenhum tipo de artifício, como Finame”, comenta Brandão.

Para tanto, a Iveco tem investido constantemente em novos produtos, assim como na inauguração de novos concessionários e na comunicação mais direta e incisiva com os clientes, em um planejamento de longo prazo para atingir dois dígitos de market share.

“Este é um novo momento da marca, com portfólio completo de produtos e uma comunicação mais clara, com maior pegada. Temos produtos adequados para qualquer tamanho de transportador, em todos os segmentos de mercado. É como nosso slogan diz: Mais você não precisa, menos você não quer”, diz Brandão.

Robustez

Tal como Noberto Koch Mendes, da Mendes & Koch Transportes, Luis Fernando Roxo de Souza, diretor geral da Souza Roxo Distribuição e Logística, empresa que atua a 50 anos no setor de transporte, destaca a robustez dos caminhões Iveco. “Somos cliente Iveco desde 2011, com o primeiro cavalo Iveco Stralis 380, que já rodou mais de 1.000.000 de quilômetros sem nenhuma intervenção no motor. O veículo está impecável e até já fizemos festa de aniversário para ele”, afirma Souza.

 


Além do Stralis, a Souza Roxo também possui uma frota de veículos Iveco Hi- Road, que Souza afirma com categoria: são robustos, econômicos, têm boa dirigibilidade e excelente atendimento dos concessionários. “Na manutenção, sempre é válido o ganha-ganha entre as partes”, diz o diretor.

O maior custo operacional de um caminhão pesado é, sem duvidas, o combustível. Por isso, a Iveco está sempre atenta a isso. Na Koch & Mendes Transportes, o controle é rigoroso. “Com uma boa entrega técnica e um acompanhamento mensal do motorista, conseguimos atingir nossas metas de consumo”, diz Mendes.

Atendimento

Para ambos empresários, o atendimento da Iveco é fator decisivo na escolha do caminhão. “Sou um frotista de médio porte, mas quando peço cotação para a Iveco sou atendido na hora, com flexibilidade de negociação. Só não compra Iveco quem não quer, pois eles são bons de negócio”, afirma Mendes.

“Somos bem atendidos, em especial pela Mattana Veículos, no Rio Grande do Sul. Temos um relacionamento muito bom com o comercial deles, especialmente com o Consultor de Vendas Adriano”, diz o diretor geral da Souza Roxo Distribuição e Logística.

Hi-Way e Hi-Road

Presente no mercado de caminhões pesados com dois modelos, o Hi-Way e o Hi-Road, a Iveco possui a solução sob medida para transportadores de todos os segmentos de carga. Em comum, os pesados Iveco aliam economia, potência, design, conforto, tecnologia e versatilidade.

O Hi-Way conta com três versões, todas equipadas com motor FPT Cursor 13: 4x2 (360 cv e 480 cv), 6x2 (440 cv, 480 cv e 560 cv) e 6x4 (480 cv e 560 cv), todas com transmissão automatizada de 16 marchas.

São duas as opções de cabine: leito teto médio e leito teto alto, com piso plano e cama High Comfort (em espuma desenvolvida pela NASA) de 2 m de comprimento, 75 cm de largura e 15 cm de espessura.

Já o Hi-Road é encontrado nas versões 4x2 (360 cv e 440 cv), 6x2 (440 cv) e 6x4 (440 cv), sendo que o 6x2 está disponível com distância entre eixos de 3.500    mm    ou    3.200    mm, para    atender    variados    comprimentos    de semirreboques dentro dos limites impostos pela Legislação.

A cabine do Hi-Road é teto alto de série, o que possibilita grande espaço interno. Vem de série com ar-condicionado e climatizador, volante com controles integrados, diversos porta-objetos, para sol, defletor inferior e defletor de ar lateral com maior aerodinâmica.

Os bancos do motorista e passageiro possuem regulagem de altura, profundidade e inclinação com ajuste de altura, lombar duplo e lateral pneumático.

Mas é na rentabilidade que o Hi-Road se destaca, com redução de consumo de combustível em até 7%, em comparação aos modelos similares do mercado, além da alta autonomia, com tanques de 900 litros de série nas versões 6x2 e 6x4.

Redação Planeta Caminhão

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.