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Conheça o Acco, o raro Iveco de dois volantes

Conheça o Acco, o raro Iveco de dois volantes

Veículo produzido somente na Austrália substituiu a tradicional cabine do Fiat 190

A Fiat decidiu realizar uma mudança na identidade da marca em seus caminhões, e uma das mudanças foi no Acco, utilizado em uma região australiana. No final de março de 2019, o modelo foi equipado com nova cabine, substituindo a cabine do Fiat 190, a mesma utilizada desde a década de 1980. Esse caminhão é produzido exclusivamente para atender as variadas operações em toda a região de Melbourne, na Austrália. Toda sua composição é interessante, principalmente a disposição da cabine.

O caminhão teve sua nova versão inspirada no Stralis X-Way, e pode ser produzido como 6×4 ou 8×4, com suspensão metálica ou pneumática, com controle de tração e sistema de bloqueio de diferencial controlado pelo motorista. Os motores do brutão são os Cursor 9, Euro 6, com potências entre 310 e 360 cavalos com torque entre 1.300 a 1.650 Nm. O câmbio é automático, fornecido pela Allison.

Mas, uma das grandes curiosidades do caminhão é a possibilidade de escolher no momento da compra, se o caminhão virá com dois postos de motorista - isso mesmo, ao invés de um passageiro, dois motoristas, com volante e tudo. Parece estranho à primeira vista, mas essa configuração serve especificamente para o mercado australiano, principalmente para coleta de lixo, onde o motorista precisa entrar e sair da cabine repetidamente.

Para agilizar a operação, ele pode sair por uma porta, entrar pela outra e começar a dirigir imediatamente, sem a necessidade de se movimentar dentro da cabine. Além do volante e pedais, todos os controles são duplicados dentro da cabine, o que faz parecer que o painel está espelhado. Apenas alguns controles específicos ficam apenas de um lado. É o caso do rádio, que fica à direita, e o controle do sistema hidráulico da caixa de carga, que fica na esquerda.

Essa geração do Acco Euro 6 combina a robustez e durabilidade de seu antecessor, com o que há de mais moderno em equipamentos de segurança avançados. O novo modelo continua a ser fabricado na fábrica da Iveco em Melbourne, que recentemente passou por um investimento considerável para permitir que os modelos Euro 6 mais recentes permanecessem na produção local. A linha Acco é indicada também para aplicações que incluem: Compactador de resíduos, Misturador de concreto, Hooklifts, Petroleiros, Trabalho de bandeja de inclinação, Transporte geral

O Acco começou a ser produzido na década de 1960, ainda como um modelo International. Em 1992, a Iveco assumiu a linha de montagem e continuou a produção do modelo até 2002, usando a marca norte-americana, mas já com a cabine do Fiat 190. Esse é um bom exemplo para demonstrar como as várias regiões do planeta tem necessidades muitos diferentes das outras, e que, muitas vezes, modelos de veículos são pensados como uma solução pontual e que aqueles que dão certo em um país, podem não serviriam para outras partes do mundo.

Direto da Redação do Planeta Caminhão

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