A natureza pode contribuir na construção de um caminhão? Para Iveco sim!
Quantas vezes você olhou para um caminhão e pensou – como foi que esses caras chegaram até esse resultado? Hoje você vai conhecer mais sobre o conceito utilizado no Iveco Glider – uma aposta futurística de cinco anos atrás.
Segundo a fabricante, o ponto de partida para criação deste cavalo-mecânico foi tomado após uma constatação feita pelo pintor e inventor renascentista italiano, Leonardo da Vinci, que afirmava que: “Embora a genialidade humana produza muitas invenções, elas nunca serão melhores, mais simples ou mais consistentes que aquelas da natureza, porque às invenções da natureza nada falta e nada é supérfluo”.
A partir disso, os caras pegaram como base do projeto uma águia, para trabalharem com uma aerodinâmica mais inteligente. Por que? Bom... Ela é uma criatura voadora que sabe tirar o maior proveito das correntes de ar com o mínimo movimento das asas. Então nada mais justo utilizá-la como referência, certo? Repare na foto do projeto:
Em inglês Glider significa planador – objeto que corta o ar de forma eficientemente.
O projeto tinha como objetivo atender aos dois principais itens: diminuir o consumo de combustível e índices de poluição. Segundo a Iveco, o Glider diminuiria o consumo de combustível em até 8% e os índices de emissões de CO² em até 40%, em comparação aos veículos atuais da linha (em 2011).
De modo geral, o Glider possui linhas simples e limpas, e ao mesmo tempo bem marcantes, não deixando a beleza em segundo plano. Ele também é recheado de tecnologia.
Os faróis em LED consomem 70% menos energia e tem um formato de olho de águia – o mesmo estilo que se repete em suas lanternas traseiras, repare:
As laterais dessa possuem linhas onduladas que se integram aos aerofólios laterais e superiores.
Outro detalhe bacana: não há retrovisores convencionais. Há câmeras de vídeo no lugar dos retrovisores – e as imagens podem ser vistas através de dois monitores na parte interior da cabine.
Quer ver mais fotos dele? Então assista ao vídeo abaixo:
O Glider já foi protagonista em vários eventos de caminhões – inclusive a Fenatran 2011. E você? Teria um desses? Fonte: Iveco
Comentarios