Pistas local e central no sentido Ayrton Senna continuam interditadas. Trânsito é intenso.
O rodízio municipal de veículos foi suspenso na cidade de São Paulo até sexta-feira(4), como alternativa da prefeitura para o trânsito intenso causado na cidade, após o acidente na obra da Linha 6-Laranja do Metrô na pista local da Marginal Tietê, na Freguesia do Ó, Zona Norte. Somente a pista expressa está liberada para a circulação, pistas central e local no sentido Ayrton Senna continuam bloqueadas.
A manhã de quarta-feira tem trânsito complicado nas rodovias paulistas por causa do acidente. De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a Marginal Tietê tem 3,9 km de trânsito no sentido Castelo Branco-Ayrton Senna, pela pista local, e 4 km pela via expressa. A cratera se abriu no sentido Ayrton Senna, entre as pontes do Piqueri e Freguesia do Ó e até o momento, ocupa 3 faixas da pista local da Marginal.
O congestionamento impacta também as ruas ao entorno, que travam devido ao alto número de veículos, como a Avenida General Edgar Facó, importante via de ligação com a Ermano Marchetti. E certamente, vai impactar ainda mais a vida de quem passa por ali. É um local bastante movimentado, e de acordo com a prefeitura, cerca de 450 mil veículos trafegam pelo local por dia.
A prefeitura publicou decreto de criação de rota alternativa em terrenos públicos emergencialmente. A expectativa é de que hoje se crie um desvio para veículos prioritários (ambulâncias, vans escolares e cinco linhas de ônibus) na Rua Aquinos (paralela ao trecho da cratera na Marginal Tietê), que seria prolongada no terreno onde está sendo construído o metrô. Esse novo caminho iria até próximo à ponte da Freguesia.
A suspensão temporária do rodízio é importante não só para quem mora em São Paulo ou na região do acidente, mas até mesmo para quem não reside na cidade. A Marginal Tietê é uma importantíssima via de passagem de caminhões que vêm de vários lugares do Brasil e vão para tantos outros lugares. Portanto, isso afeta a vida de muita gente, principalmente dos profissionais da estrada.
Durante a madrugada, a cratera foi estabilizada e a concretagem da pista local já começou. A obra está sendo realizada no local para evitar novos desmoronamentos e oferecer condições para liberações parciais. A expectativa da CET é liberar a pista central da Marginal em até 10 dias, dependendo do andamento das obras de contenção do buraco. Ainda não há previsão para a restauração e liberação da pista local.
O trânsito represado da pista local interditada na Marginal está sendo desviado para as pistas central e expressa. Já os veículos que estão na pista local estão sendo direcionados para o corredor da Av. Ermano Marchetti / Marquês de São Vicente, e retornam para a Marginal na altura da Praça Pedro Corazza.
E aí chefe, você precisa passar por esse trecho? Já sabe qual a alternativa para não ficar preso no trânsito? Então compartilha aqui com a gente. Fique ligado nos canais do Planeta Caminhão, que vamos te deixar informado sobre esse assunto. Até mais.
Direto da Redação Planeta Caminhão
Comentarios