Planeta Mais

Aplicativos que podem facilitar a vida do caminhoneiro

Aplicativos que podem facilitar a vida do caminhoneiro

Desde auxiliar a rota até lembretes de saúde, aplicativos ajudam o trabalho dos motoristas 

 

Conta aqui para a gente, você usa algum aplicativo no seu dia a dia na estrada? Por causa da transformação digital colocou o mundo dentro do celular. Em outras palavras, no telefone estão a agenda, documentos pessoais e do veículo, banco e muito mais. Assim, não seria diferente com o trabalho. Nesse sentido, os aplicativos para caminhoneiros podem facilitar a vida. Bem como ajudar a faturar mais.

Há uma infinidade de soluções disponíveis para a rotina do caminhoneiro ao alcance de um clique – mais precisamente, na palma da sua mão, por meio de diferentes aplicativos disponíveis para smartphones. As vantagens são sentidas no bolso, na otimização do tempo e em planejamentos de viagem mais eficientes e seguras.

Atualmente, quase 90% dos caminhoneiros autônomos que rodam pelas estradas brasileiras contam com internet no celular, segundo dados de 2019 da Confederação Nacional do Transporte (CNT). A pesquisa aponta, porém, que o serviço não é contratado apenas para manter o contato com a família via Whatsapp ou atualizar as redes sociais.

O smartphone se tornou uma ferramenta indispensável para a categoria, por ajudar o motorista profissional a planejar melhor a rotina de trabalho, encontrar novas fontes de renda e até cuidar da saúde. Em tempos de pandemia, inclusive, utilizar a tecnologia a favor da produtividade pode ser uma mão na roda para quem vive do transporte de cargas, melhorando a lucratividade no trecho e a credibilidade dos autônomos.

Listamos aplicativos para caminhoneiros que ajudam a controlar despesas, calcular o valor do frete e até cuidar da saúde. Priorizamos ferramentas gratuitas e de boa usabilidade, para descomplicar ainda mais a vida do usuário. Veja só:

1.   TruckPad

Opção para conseguir fretes de forma rápida e segura, diretamente com as empresas contratantes. Uma vantagem, além da negociação direta entre as partes, é que esse aplicativo já fornece, de forma automática, fretes de retorno, facilitando o planejamento do trabalho.

No Truckpad, o carreteiro também pode digitalizar todos os comprovantes relacionados à viagem e enviar à transportadora. Outro benefício importante é o acompanhamento do trajeto de toda viagem pelo próprio app, garantindo mais tranquilidade para a empresa contratante e uma nota maior para o caminhoneiro após a finalização da viagem no prazo combinado.

2. Carrorama

Esse aqui vai facilitar e muito a organização financeira do caminhoneiro autônomo, por ser focado nos gastos relacionados ao veículo, ou seja, os maiores. Depois de cadastrar as informações principais do caminhão (como modelo e ano de fabricação), dá para incluir as despesas com financiamento, seguro, impostos, multas, combustível e até gastos adicionais com pedágio, estacionamento e lavagem.

O Carrorama também ajuda a controlar as manutenções preventivas, com lembretes programados conforme as necessidades do veículo e as últimas revisões. Após uma ida à oficina, é bom também incluir lembretes para a próxima troca de itens e acessórios importantes para o caminhão continuar rodando, como pneus, óleo e filtros.

Outra funcionalidade bem interessante é a extração de relatórios, por onde é possível ter um panorama geral de gastos e no que dá para economizar. Mexendo no aplicativo, você vai ver como é fácil e intuitivo colocar todas essas informações e manter o bruto com tudo nos conformes para pegar a estrada e economizar na hora de cuidar do caminhão. Além disso, o app está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativo.

3. Gaspass

A plataforma é colaborativa. E traz os preços dos combustíveis praticados nas bombas de todo o País. Assim, permite encontrar os postos com menores preços. Além disso, indica os locais mais próximos. Ele também ajuda a traçar a melhor rota até o posto escolhido e  lista ofertas de empresas parceiras.

4. Drivvo

Trata-se de uma ferramenta de controle de gastos. Ou seja, ajuda a controlar melhor as receitas e as despesas. Para isso, basta inserir os custos. Por exemplo, de abastecimentos e manutenção. Bem como os valores de impostos e outras taxas. Além disso, dá para programar lembretes. Logo, isso evita perder compromissos. Por exemplo, as datas de pagamentos e revisões. Bem como de eventuais multas. Da mesma forma, o aplicativo gera relatórios sobre o desempenho do veículo.

5. Guiabolso

Mais um aplicativo que ajuda no controle financeiro! No Guiabolso é fácil fazer o link com a conta bancária e cartão de crédito, facilitando e muito o planejamento e administração de entradas e saídas - afinal, a gente anda trabalhando cada vez menos com dinheiro vivo, não é mesmo? Mas tem um detalhe que merece atenção: não é possível fazer nenhuma movimentação financeira pela ferramenta, apenas visualizá-las! O app está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativo, com funções extras na versão paga.

6. Google Maps

Ter em mãos um GPS altamente confiável, que indica as melhores rotas de acordo com o congestionamento do momento, guia e orienta o caminho em tempo real e ainda notifica sobre acidentes ou obras que estejam causando trânsito no momento é fundamental para os caminhoneiros, principalmente em regiões onde há restrições de tráfego.O popular e confiável Google Maps, traça rotas, guia a viagem em tempo real e aponta informações sobre tempo estimado de viagem de acordo com informações sobre o trânsito, podendo inclusive salvar mapas de modo

7. Minhas Economias

Essa plataforma digital também tem versão gratuita para Android e iOS. De fácil uso, dá para incluir as despesas mesmo sem internet disponível, o que pode facilitar muito a vida do caminhoneiro autônomo, já que muitas vezes não tem sinal de internet em determinados pontos do trecho. Mas para dar certo, é importante incluir tudo que gastar, viu? Até o lanchinho não previsto durante uma parada.

8. Calculadora de Frete ANTT

Como o nome indica, o app calcula valores de frete e ajuda o caminhoneiro na negociação. Em outras palavras, possibilita que o autônomo cobre um valor mais adequado conforme o tipo de operação. Lembrando que esse aplicativo funciona como um orientador, seguindo alguns parâmetros estabelecidos pela ANTT, mas não impede que o caminhoneiro oferte o valor que considera justo em cada serviço.

9. Beba Água

Tem costume de beber pouca água enquanto está no trecho? Esse app vai ajudar muito a manter a hidratação dentro dos padrões ideais para a sua saúde. A partir do peso corporal, ele calcula a quantidade de água que você precisa tomar e vai distribuindo a quantidade ao longo do dia, notificando-o sobre a hora para se hidratar a partir de um lembrete sonoro.

10. Drowsy Driving Alert - Alerta de sono

Resumindo, reduz o risco de acidentes provocados pela sonolência. Nesse sentido, o aplicativo utiliza recursos de inteligência artificial para identificar cansaço do motorista. Para isso, o sistema utiliza a câmera do celular, que deve estar focada no rosto do motorista. Assim, ao perceber indícios da sonolência, o aplicativo dispara vários alertas.O objetivo não é despertar o motorista. Mas alertá-lo de que está na hora fazer uma parada para descansar.

Vale lembrar que, para fazer uso dessas ferramentas tecnológicas, é essencial que invista em um celular de boa qualidade e com capacidade de memória suficiente para armazenar todos os recursos necessários! Se você quer mesmo transformar sua forma de trabalhar, não deixe de baixar um bom aplicativo para caminhoneiro. Com certeza, esse será um diferencial significativo para melhorar os seus resultados!

 

Direto da Redação Planeta Caminhão

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.