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Sem motoristas, rodotrens com 425 toneladas de PBTC vão rodar na Austrália

Sem motoristas, rodotrens com 425 toneladas de PBTC vão rodar na Austrália

Veículo possui movimentos totalmente automatizados e será monitorado 24h

Parece que o futuro - até pouco tempo distante - dos veículos totalmente autônomos chegou de vez. Está cada dia mais perto da realidade, o uso em larga escala de caminhões que não precisam de um motorista para serem operados. Esse tipo de tecnologia se tornou comum em ambientes fechados, como minas e terminais, e agora começa a ganhar as estradas. Mas o que está impressionando, é o tamanho dos brutões sem motoristas que vem por aí, como os rodotrens anunciados pela empresa Mineral Resources Limited (MRL), da Austrália.

A mineradora MRL, em parceria com a Hexagon, empresa especialista em automação de veículos, vai colocar nas rodovias australianas, caminhões rodotrem de 425 toneladas de PBTC e com reboques triplos, que não precisam de motoristas para rodar. Esses caminhões vão circular em comboios de pelo menos cinco rodotrens, transportando minério da mina para o porto de Ashburton.

Esse modelo de rodotrem é totalmente automatizado e está integrado com a tecnologia drive-by-wire da Hexagon, com um sistema de gerenciamento autônomo para controlar todos os movimentos do veículo. Um centro de controle monitora 24h por dia e gerência desde a velocidade do veículo até o planejamento para carga e descarga de material.

Sensores controlam toda a extensão do caminhão, e enviam sinais de aproximação, de velocidade, de peso e de distância. Ele é guiado por um sistema automático que impede o “zig-zag” da cabine e do semirreboque e envia alertas constantes para monitorar possíveis acidentes. Os testes iniciam com automação parcial, ou seja, ainda há uma participação mínima de um motorista no controle do pelotão (no primeiro caminhão do comboio). Assim que o veículo está totalmente adaptado, passa a ser totalmente independente.

Um projeto piloto do transporte autônomo está em andamento e tem mostrado resultados cada vez mais satisfatórios, com significativa eficiência operacional. Os testes e operações estão em andamento na unidade da empresa em Yilgarn, usando rodotrens de 385 toneladas, também com três reboques, que são usados para o transporte de minério de ferro e outras commodities a granel.
Para que o veículo possa ser de fato utilizado e comercializado para outros fins, as empresas determinaram quatro etapas de testes, sendo que cada uma delas vai analisar situações diferentes de estrada, clima, tráfego, sempre com o objetivo de encontrar diferentes maneiras de aplicar soluções de transporte autônomo seguras, confiáveis ​​e eficientes para frotas totalmente integradas.
De acordo com a empresa, será uma estreia mundial. É a primeira operação do mundo com trens de estrada - veículos utilizando três semirreboques - e deve garantir custos menores para operação e maior produtividade para o transporte, já que os caminhões poderão rodar ao máximo, sem a necessidade de paradas para descanso, por exemplo.

Os testes vão continuar pelos próximos dois anos, e conforme as etapas vão sendo concluídas, o peso total dos conjuntos vai aumentando até 425 toneladas. Além do uso nas próprias operações, a MRL e a Hexagon pretendem comercializar a tecnologia nos próximos anos, para circulação nas estradas do país e em outros lugares do mundo.

“Nos últimos anos, implementamos uma série de novas tecnologias que aumentaram a segurança e a eficiência operacional de nossa frota de transporte de rodotrens de longa distância, reduzindo os riscos de fadiga do motorista e aumentando a disponibilidade da frota. Esses trens rodoviários autônomos nos levarão ao próximo nível novamente. Eles fornecem uma solução segura e econômica para o transporte de minério, que é a chave para destravar toneladas encalhadas”, disse Mike Gray, CEO da MRL.


Quer saber mais como esse brutão está sendo operado e testado: Confira aqui um pequeno teaser de como será esse rodotrem australiano.

Direto da Redação do Planeta Caminhão

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