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Caminhões autônomos Iveco serão testados na China e Europa

Caminhões autônomos Iveco serão testados na China e Europa

Empresas vão validar a tecnologia para direção autônoma no modelo S-Way

 

Se ainda parece distante o dia em que vamos presenciar veículos autônomos trafegando por aí com passageiros, se olharmos para o transporte de cargas - especialmente caminhões - ficamos mais perto dessa realidade. Alguns países vêm fazendo testes e incluindo em suas operações, pesados autônomos, como a Alemanha, a Austrália e, mais recentemente, a China.

Pensando na expansão desse tipo de veículo, a Iveco e a empresa norte-americana Plus anunciaram que vão iniciar um programa ainda mais abrangente de testes com caminhões autônomos na Europa e na China, para validar a tecnologia em uso nos caminhões Iveco S-Way, pesado de última geração lançado pela Iveco há pouco tempo para o mercado europeu, e que também serve de base para os caminhões elétricos.

A Plus é uma das líderes globais em transporte rodoviário autônomo, e já vinha fazendo testes com pesados autônomos nas estradas chinesas desde 2018, quando realizou a primeira operação de automação nível 4 no país, no porto de Qingdao, província de Shandong. De acordo com as empresas, os primeiros testes vão servir para demonstrar todo o desempenho do sistema integrado da Plus em execução no S-Way, que poderá ser usado em diversos ambientes e condições de direção.

 A tecnologia de direção autônoma da Plus é a chamada Nível 4, ou seja, o caminhoneiro pode até dormir dentro da cabine, já que o caminhão vai continuar funcionando totalmente sozinho. O condutor poderá fazer outras atividades dentro da cabine enquanto o caminhão segue pela estrada. Apesar de realizar diversos testes com o caminhão rodando sem motorista, a filosofia de desenvolvimento da empresa Plus é de um sistema avançado de assistência ao motorista que aumenta a segurança e o desempenho de um motorista humano. A ideia é conseguir ganhos não só de tempo e eficiência, mas também, redução dos desgastes físicos.

O Diretor de Tecnologia e Digital da Iveco, Marco Liccardo, explicou um pouco do processo para iniciar os testes: “Como a única empresa de tecnologia de caminhões autônomos que já começou a entregar um produto comercial para clientes no setor de transporte pesado, a Plus desenvolveu uma estratégia clara e atraente para o lançamento de uma solução de motorista primeiro e, em seguida, um caminhão autônomo de nível 4. Isso está de acordo com nossa visão centrada no cliente de um caminhão mais automatizado e seguro com o objetivo de melhorar a produtividade e reduzir os custos operacionais”, detalha.

Para Shawn Kerrigan, COO e Co-fundador da empresa Plus, a fase de testes é primordial para o sucesso da operação e principalmente, para a expansão da utilização. “Sempre enfatizamos a necessidade de testes extensivos para validar se um sistema de direção autônomo é capaz de lidar com diversos climas, terrenos e cenários de direção. Este programa de testes irá acelerar nossos esforços para iniciar a produção de caminhões autônomos que combinam a tecnologia de direção autônoma de alto desempenho Nível 4  com a profunda experiência de engenharia da Iveco, com foco em segurança e sustentabilidade”, destacou

O Iveco S-Way é a versão topo de linha da Iveco na Europa. Além de ser bem equipado, tecnicamente, a versão europeia é conhecida por ser versátil e ter uma ótima autonomia e vai receber um sistema chamado de PlusDrive, que permite sua condução de forma autônoma. Os testes vão ser iniciados no início de 2022 e seguirão por vários meses, visando coletar a maior quantidade de dados possível. De acordo com as Companhias, serão 5 mil caminhões operando em rotas específicas no país asiático.

Direto da Redação do Planeta Caminhão

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