Projeto visa desenhar e testar um ônibus movido exclusivamente a eletricidade
Para desenvolver soluções sustentáveis e eficientes para ônibus, a ZF, em cooperação com a Freudenberg, Flixbus e a ONG do clima Atmosfair, está participando de um projeto de tecnologia de célula de combustível. O projeto "HyFleet" tem o objetivo de desenhar e testar um ônibus movido exclusivamente a eletricidade. Programado para funcionar por três anos, busca identificar descobertas importantes para o design ideal de células de combustível em ônibus. A ZF tem ampla experiência no desenvolvimento de transmissões e sistemas eletrificados.
Conforme a empresa explicou, a parceria faz parte de um conjunto de ações para facilitar a transição dos fabricantes de veículos para a para a mobilidade elétrica. A ZF aposta que a célula a combustível será fundamental para a eletrificação de pesados. Assim, permite grande autonomia e reabastecimento rápido. Isso porque o sistema produz a energia usada no motor elétrico: “No futuro, a célula de combustível terá um papel importante na mobilidade elétrica de veículos comerciais pesados devido ao seu alcance e tempos de reabastecimento rápidos," disse Wilhelm Rehm, Membro do Board Mundial da ZF
A Freudenberg fornece componentes e sistemas de células a combustível há mais de 20 anos. De acordo com as empresas, a meta é aumentar sua durabilidade e eficiência. Da mesma forma, criar padrões para o cálculo do custo total de propriedade (TCO) de veículos a célula de combustível. Tudo para a área de transporte de passageiros.
Já a Flixbus vai cuidar da parte prática da operação dos ônibus. Por fim, a ONG alemã Atmosfair vai estudar os processos de compensação de emissões de carbono. De acordo com a ZF, o Ministério dos Transportes e Infraestrutura da Alemanha já enviou carta de intenção não vinculativa para financiar o projeto.
Célula de combustível: o caminho para a eletrificação de veículos comerciais pesados
Assim, o HyFleet quer alcançar capacidade de produção em escala. Bem como facilitar a execução de projetos baseados em células a combustível para veículos comerciais. Nesse sentido, os estudos vão permitir o dimensionamento de baterias. Além de criar sistemas de refrigeração e softwares de gerenciamento.
Neste contexto, a ZF está contribuindo com sua experiência para a condução de veículos comerciais puramente elétricos – incluindo potência eletrônica e controle baseado em software de todos os consumidores de energia. A parceria também se beneficia do conhecimento do GRUPO ZF em vários projetos de mobilidade eletrônica em série para veículos comerciais. O ministério federal dos transportes e infraestrutura digital da Alemanha já forneceu uma carta de intenção não vinculativa para financiar o projeto.
O foco do projeto "HyFleet" é no benefício prático da célula de combustível. Além da eficiência da energia da unidade, isso também inclui características de direção e manuseio, por exemplo em reabastecimento de hidrogênio. Em complemento ao projeto HyFleet, a ZF e Freudenberg estão juntos investigando outras aplicações para o desenvolvimento da solução de célula de combustível para a mobilidade e para uso industrial.
Com o projeto "HyFleet", a ZF coopera com a Freudenberg, Flixbus e Atmosfair para explorar como uma célula de combustível pode ser otimizada para uso em ônibus.
Direto da Redação do Planeta Caminhão
Comentarios