O estado-da-arte em caminhões de bombeiro para conter fogo em locais extremos.
Combates a incêndios florestais são sempre complicados de serem combatidos, dada a dificuldade de acesso e rápida propagação do fogo.
Nos Estados Unidos, há uma empresa especializada neste tipo de transformação, a Howe&Howe tecnologies. O caminhão é chamado de Bulldog 4x4, e tem como base o International 7400 4x4 cabine dupla. A transformação também é feita no International 4800 4x4.
Dê uma olhada no vídeo abaixo, e veja ele em ação. Repare como os pulverizadores trabalham:
Sim! Os jatos que mandam água para fora são para deixar qualquer mangueira com inveja. A sensação é que nenhuma gota é desperdiçada a toa. Há um pulverizador no sistema de água que proporciona eficiência no consumo da água sem deixar de ser precisa no combate ao incêndio.
O caminhão pode levar até 7.500 litros de água, mas para você ter uma noção de consumo, a bomba consome por hora 5.600 litros de água. Ou seja, o tanque em utilização ininterrupta tem algo em torno de uma hora e vinte minutos de combate.
Além disso, há uma opção de utilizar espuma ao invés de água. Tudo dependerá da situação a ser combatida.
O Bulldog mede 3,0m de altura por 2,5m de largura. A cabine é revestida por um santo-antonio externo que protege os ocupantes em caso de tombamento ou capotamento. Útil para um caminhão que não sabe qual será o seu destino do dia.

Comentarios