Planeta Mais

MAN TGX V8

Conheça o caminhão que não temos por aqui – infelizmente...

Quem gosta de caminhão, gosta de motor. E quem gosta de motor, gosta de V8. Seja pelo ronco borbulhante, seja pelo torque, ou pelo simples fato de carregar a logomarca V8 estampada no caminhão. Enquanto aqui no Brasil o único V8 oferecido é o da Scania, na Europa o TGX também tem um modelo equipado com um motor deste tipo.

Falar de motor V8 derruba todo o lado racional. Ok, são mais peças móveis para serem substituídas na manutenção. Ok, nem sempre são a referência em consumo. Ok, tem maiores complexidades no sistema de admissão que um 6 cilindros. Mas... é um V8. Mexe com o imaginário de cada um. E ao acelerar um destes, o lado racional vai pro espaço.

O TGX V8 com injeção direta tem 16,2 litros de capacidade cúbica do motor. A versão D2868 entrega nada menos que 500 kW de potência, o que dá 680 cavalos. O torque é de 3.000 Nm. Uma usina de força. Dá uma olhada na capa do motor: coisa de gente grande.

V8 - MAN TGX

Bom, vamos aos detalhes que interessam... Você se lembra do Ford Maverick GT com motor 302 V8? Lembra sim... todos lembramos... Qual a primeira coisa que tinha que ser feito no carro? Pegar o sistema de escape 8x1 e atirá-lo no ferro velho mais próximo, para colocar um dimensionado 8x2, com um cano saindo em cada lateral do carro. V8 que era V8 tinha que ter duas saídas de escape, certo?

Pois é meu amigo. Neste caminhão, ele tem as duas saídas de escape laterais - originais. Os dois virados para o lado esquerdo do caminhão - bem pertinho do ouvido do motorista. (rádio pra que, com essa música saindo dos escapes?)

MAN TGX V8 Rodas... até nas exclusivas rodas há esportividade.

O caminhão transpira esportividade. Na parte interna da cabine, o esforço em manter o ar de sai-da-minha-frente-na-subida continua. Os bancos são em couro, com o logo V8 em baixo-relevo. Só para você se lembrar todas as vezes que for sair com ele que existem 680 cavalos distribuídos nos 8 cilindros em V, e abrir um largo sorriso.

Há diversos detalhes em fibra de carbono (exato, o mesmo material utilizado em esportivos de alta performance, que além de leve e resistente, também de faz lembrar que você está na cabine de um caminhão diferenciado – e esportivo).

MAN TGX V8

A cabine XXL esbanja espaço, com altura interna de 2,1 metros. A grande maioria dos brasileiros fica confortavelmente em pé. Além disso, são duas camas.

Na parte de tecnologia, controles de assistência de segurança (ABS, EBD, controle de estabilidade ESP, assistente de faixa, piloto automático adaptativo, monitoramento da pressão dos pneus... pacote completo.

 Já se apaixonou por ele? Então vamos vê-lo em ação. No vídeo abaixo, um MAN V8 reboca nada menos que um Silver Sky, um barco gigantesco, que tem 30 metros de comprimento por 7 metros de largura, e pesa mais de 250 toneladas... uff!

Quer ver mais sobre o caminhão? Separamos outro vídeo onde nenhum detalhe passa batido:

MAN, quando teremos esse monstro aqui no Brasil???

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.