Planeta Mais

O CURIOSO STEINWINTER V8

Com certeza um dos mais estranhos e incomuns que você já viu!

Primeiramente o que mais chama atenção neste projeto é a aparência exótica do cavalo mecânico que não está engatado na frente do semirreboque como normalmente encontramos por aí, mas sim sob o semirreboque.

Um engenheiro alemão de Stuttgart, Manfred Steinwinter, foi o responsável por desenvolver o Steinwinter. Sim, como em outras criações da indústria, ele batizou o esquisito com seu próprio nome.

A ideia de Manfred foi revolucionária no mundo dos caminhões de carga. Tinha como objetivo conseguir um baixo consumo de combustível e, ao mesmo tempo, aumentar o volume de carga a ser transportada. E não pense que ele colocou qualquer motorzinho, o motor utilizado foi um OM422 280 PS Mercedes V-8.

Como muitas iniciativas pelo mundo, normalmente movidas por apaixonados, o projeto piloto não tinha apoio de montadoras. Manfred até conseguiu uma força da Daimler-Benz, mas nada o suficiente para apostar na fabricação novos modelos.

Um dado curioso é que este cavalo mecânico chegou a desfilar na Exposição Internacional de Automobilismo em 1987, mas mesmo assim não vingou. Os motivos? Especula-se que sejam diversos. Mas entre eles estão barreiras na legislação e provável baixa aceitação do mercado.

Assista ao vídeo que dispõe algumas imagens desse... esquisito:

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=BoGUGk3F50c[/embed]

O caminhão é tão baixo que até parece que foi amassado e colocado para rodar. Chega a lembrar os rebocadores de grandes aviões. Mas, dentro dele há bom espaço e aconchego, com dois assentos quase esportivos para o motorista e passageiro, além disso, há lugar ainda para dormir.

steinwinter  Ah... E não pense que o logotipo de cavalo empinado na foto acima significa um apoio da Ferrari – Ela é apenas uma homenagem ao brasão de armas de Stuttgart, similar ao encontrado no centro do brasão da Porsche: porche

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.