Conheça o projeto da Volvo que apostava em um caminhão movido à energia solar.
Conforme comentamos sempre aqui no Planeta Caminhão, estamos em uma era cada vez mais tecnológica e assim como vocês, adoramos novidades que englobam o mundo dos caminhões. Procuramos alguns projetos de visão de futuro das montadoras no passado e hoje falaremos sobre uma aposta da Volvo de cinco anos atrás, focada na sustentabilidade.
Sua configuração é bastante conhecida e agrada os apaixonados por caminhões: um bicudo gigante, inspirado nas curvas aerodinâmicas de trens bala. De fato, uma super máquina.
Estamos falando do Skylon, um caminhão zero emissão. Como? Bom, ele é movido à energia solar. O caminhão engloba placas de captação de energia solar em toda a extensão do teto. Mas, e se não tiver sol? Bom, não sabemos se é hibrido e não temos maiores detalhes de motores auxiliares. Mas, sim, nós torcemos para que ele ainda saia do papel para ele seja mais uma alternativa para rodar mundo à fora.
Segundo a montadora, o Skylon baratearia os custos de transporte e aumentaria consideravelmente o conforto do piloto (só tem um banco). Também teria um fator determinante: reduziria consideravelmente o impacto ambiental.
A parte interna do caminhão talvez seja o que a montadora mais tenha utilizado como referência para outros modelos da Volvo. Aparatos tecnológicos estão por todos os lados. Do teto aos pneus. Um projeto de 5 anos. Mas ainda atual.Fonte: TecMundo
Comentarios