Planeta Mais

O PRIMEIRO CAMINHÃO DE BOMBEIRO DA SCANIA

Montadora conta como surgiu seu primeiro caminhão de bombeiro

Como diz o ditado: das dificuldades surgem as oportunidades. E parece que a Scania levou isso ao pé da letra para criar seu primeiro caminhão de bombeiros. No capítulo desta quinta-feira da série #WeStory, produzida pela Scania em homenagem aos seus 125 anos, conheça mais essa história.

A necessidade da Scania começar a produzir caminhões de bombeiros surgiu em 1913, quando a própria fábrica da montadora em Sodertalje, na Suécia, pegou fogo. Na época, foram usados cavalos para transportar a água para apagar o incêndio, por isso o processo foi bem mais lento e as perdas com a tragédia, muito maiores.

scania_bombeiro_2

scania_bombeiro_3

Depois disso, a Scania começou a produzir seu próprio caminhão de bombeiro até que, em 1919, a montadora sueca lançou seu primeiro modelo (para alívio dos cavalos).

O caminhão era aberto, sem cabine ou nada que tampasse os bombeiros. A maneira de dirigir na época também não era das mais modernas: eram necessários (não seria necessárias?) duas pessoas para guiar o veículo de tão pesada que a direção era.

Nas décadas seguintes, a Scania foi aprimorando sua tecnologia e lançou diversos outros modelos de caminhões de bombeiros diferentes. Graças a seu sistema modular, os veículos podem ser produzidos com diversas características diferentes para se adaptar às funções necessárias.

Confira, abaixo, alguns modelos de caminhões de bombeiro da Scania por todo o mundo.

scania_bombeiro_5 scania_bombeiro_6

scania_bombeiro_7

scania_bombeiro_8

scania_bombeiro_9

scania_bombeiro_10

scania_bombeiro_11

scania_bombeiro_12

scania_bombeiro_13

scania_bombeiro_14

scania_bombeiro_15 Veja o vídeo:

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=jj6JSCU6-70[/embed]

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.