Volvo FH 750 levou mais de um mês para transportar primeiro rotor de Belo Monte.
Todos aqueles que são apaixonados por caminhões sem dúvida gostam de megaoperações de transporte de cargas complicadas. Pois aí vai uma daquelas...
A Andritz, empresa que desenvolve turbina para diversos países, precisava transportar o primeiro rotor de geração da energia de Belo Monte, de Araraquara-SP, onde for fabricado, até o rio Xingu, no Pará. Para isso, a companhia contratou a Transdata, transportadora especializada na condução de materiais complexos, que foi a responsável por levar a máquina gigante até o Porto de Santos-SP.
A composição, chamada de carreta gôndola, tinha 108 m de comprimento e PBTC de 675 toneladas. O implemento tinha dois conjuntos de 18 linhas de eixo cada um – com rodado duplo - somando 288 pneus. Já o rotor tinha de 8,80 m de diâmetro e 5,05 m de altura.
Para transportar tudo isso, três caminhões Volvo FH16 750 8x4, que fizeram uma operação sincronizada. O trajeto de 370 km demorou 31 dias para ser cumprido devido à baixa velocidade, já que os caminhões só podiam chegar a 10km/h, e à restrição de rodar em horários de grande tráfego.
Para essa operação, o planejamento começou a ser feito meses antes e contou com o envolvimento de mais de 50 profissionais. Para isso foram feitas adaptações em redes elétricas, mapeamento das pistas e capacidade das pontes e viadutos, estudo dos relevos, além de toda documentação relativa às licenças para tráfego.
E essa deve ter sido apenas a primeira megaoperação, já que, em breve, a Andritz entregará a Belo Monte mais quatro rotores idênticos a esse.
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