Se você é um apaixonado por pesados, sabe que os caminhões americanos são bem diferentes dos que são vendidos aqui no Brasil. Não só em relação aos implementos, mas principalmente, em relação ao tamanho da cabine. As legislações e a demanda dos consumidores impõe as principais diferenças entre os nossos pesados e os americanos.
Uma das principais características dos caminhões norte-americanos é que eles são bicudos, ou seja, o motor fica à frente da cabine. Isso oferece mais espaço interno ao motorista, que também pode contar com um dormitório maior, equipamentos como geladeira, microondas, cafeteira e o que mais ele precisar de colocar para o seu conforto.
Os caminhoneiros dos EUA e de alguns outros países do mundo tem à disposição algumas das maiores cabines originais de fábrica do mundo, com até 86 polegadas de comprimento atrás dos bancos, cerca de 2 metros de comprimento, o que permite a instalação de armários, geladeira pequena e uma grande cama. Mas tem quem ache que ainda não é o suficiente.
O caminhoneiro americano Dave Plumb e sua esposa Kelly sentiram que precisavam de um pouco mais de espaço e encomendaram da empresa Bolt Custom Trucks, um caminhão com cabine de quase o dobro do tamanho de fábrica, instalada em um Volvo VNL. Com quase quatro metros de comprimento interno, a cabine permite que o motorista se movimente bem e oferece muitas outras comodidades para a vida na estrada.
Todos os espaços foram pensados com praticidade. Dentro do caminhão foi instalada uma mesa, que pode ser dobrada para baixo, se transformando em uma cama de casal. Foi instalada uma cozinha completa, com diversos armários, geladeira grande, pia, fogão e forno. Há também um banheiro completo, com chuveiro e sanitário. Foi instalada uma TV LCD gigante, e também um sistema de som de alta potência , sobre a passagem para a cabine do bruto.
Uma das coisas mais interessantes desse caminhão é que, mesmo com a instalação da cabine maior, o design original se manteve, e até parece que saiu da fábrica com esse tamanho. Isso se deve ao fato da empresa Bolt Custom Trucks fazer o projeto de cada caminhão customizado, mantendo a adaptação o mais próximo possível do modelo original. Outras empresas que realizam esse tipo de conversão geralmente usam uma cabine que parece uma caixa instalada atrás da cabine original, nada tão personalizado.
Não foi divulgado pela empresa fabricante, o preço final do caminhão. Mas, com certeza deve superar os US$ 360 mil - o que em reais seria algo como R$ 2,1 milhões. Considerando que o VNL sai de fábrica por pouco menos de US$ 200 mil, a adaptação quase dobra o valor do modelo. E acredite, as pessoas que compram e usam caminhões como este ganham mais do que o suficiente para pagar por eles.
Outra coisa bastante interessante nesse trucado, é que o caminhão (cavalo mecânico) não é acoplado a um semirreboque, mas sim, usado com um implemento baú sobre o chassi, ou seja, se for para ser grande, que seja a cabine. Isso que é investimento em conforto, não é mesmo? Clique aqui para conhecer mais esse trucado incrível e faça uma verdadeira tour por todos os espaços dele.
Dave Plumb e sua esposa Kelly, donos do Trucão com cabine de quatro metros
Espaço interno com cama de casal e cozinha completa - fogão, pia, forno e geladeira
Mesa que, quando abaixada, dá espaço para uma cama de casal bastante confortável
Direto da Redação do Planeta Caminhão
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