Saiba mais sobre essa curiosa história.
Amigo – fala a verdade, só de ouvir a palavra Mustang, o coração de qualquer apaixonado por motores já dispara. Como não se lembrar dos clássicos do final da década de 60, como esse belo exemplar de 1969 (Ford Mustang Boss 557):
O que provavelmente você não sabia, é que no final da década de 50, nós quase ganhamos um caminhão Mustang. – sim, isso mesmo, acredite!
O caminhão é o Krupp Mustang, um projeto alemão, que quase chegou a ser fabricado aqui no Brasil. Veja que modelo simpático:
Bonitão né? Não nega o país de origem, tem similaridade com os antigos Mercedes-Benz L 312. Esse alemãozinho tem capacidade máxima de carga de nove toneladas. Sua motorização é de quatro cilindros, dois tempos (isso mesmo, dois tempos). A potência? 186 cavalos. Vale dizer também, que ele chegou a ser comercializado em diversas configurações na Alemanha.
Que tal agora vê-lo em movimento e escutar um pouco do ronco desse motor:
O Krupp Mustang chegou a ser fabricado na Alemanha por 17 anos, isto é, a sua fabricação teve início em 1951 e parou de ser fabricado em 1968.
Mas, onde entra o Brasil nessa história?
Bom, em 1956, Alfred Krupp (dono da AG Krupp) anunciou que estava construindo uma fábrica em Campo Limpo Paulista, São Paulo – e que esse simpático Krupp Mustang estaria nos planos da empresa para ser fabricado e posteriormente comercializado. Mas a produção do caminhão não chegou a acontecer.
O projeto teve que aguardar um ano até ter autorização do governo, mas apenas a fábrica ganhou vida. Atualmente, como ThyssenKrupp, ela produz peças como virabrequins, bielas, cabeças de pistão, suspensões e componentes de transmissão.
Curiosidades bacanas entre Brasil, Mustang e Caminhão
No Brasil, a Ford Caminhões fez um caminhão show para apresentar em seu stand na Fenatran de 2011. Trata-se do Shelby Truck, um caminhão customizado com o tema do Mustang Shelby, um Cargo 1932 totalmente customizado, com apelo pra lá de esportivo:
Repare que a pintura foi feita na cor laranja com faixas pretas inspiradas no Mustang Shelby:
Bacana né? Além de chassi todo carenado, ele trazia spoilers na traseira e no teto, além das laternas traseiras vindas do Mustang.
Dois escapamentos esportivos, à là V8, freios a disco, suspensão rebaixada e pneus de perfil baixo davam o ar agressivo. Além disso, o interior era todo revestido na cor preta, com bancos e volante esportivo.Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe principalmente com aquele seu amigo que ama caminhões esportivos.
Comentarios