Veículo passou por testes em condições adversas e pode atingir até 60 km/h na neve. Veja mais detalhes.
Amigo, dirigir um caminhão já requer uma baita prática. Agora imagina dirigir um grandão desses em cidades completamente congeladas? Uma realidade que pertence ao cotidiano dos russos, mas que pode somar para outras localidades mundiais.
A Kamaz, fabricante russa de caminhões, resolveu inovar mais uma vez com um projeto inusitado: um caminhão autônomo para circular em situações adversas. O projeto tem previsão para ser consolidado em 2020.
O projeto contou com a parceria da Faculdade Tecnológica MISIS de Moscou – uma das cinco melhores da Rússia em ciências aplicadas.
O governo russo considera a MISIS como um verdadeiro Centro de Pesquisa Nacional, pois lá que se desenvolveu "os olhos do caminhão", um programa ótico que analisa o ambiente pelo qual circula o caminhão e transmite a informação ao sistema de inteligência artificial que o conduz.
Em 2015, foram realizados dois testes com sucesso. Ambos comprovaram que esse modelo é capaz de seguir outro caminhão (conduzido por uma pessoa). Na prática esse caminhão autônomo acompanha os movimentos do caminhão à frente e desvia diante de obstáculos, além de realizar manobras simples, como por exemplo, alterar o sentido de locomoção.
Veja como funciona (está em russo, mas dá para entender como o sistema de inteligência artificial interpreta as informações):
As perspectivas dos russos não param por aí. Até a finalização deste projeto, os engenheiros da Kamaz esperam que esse caminhão autônomo atinja uma velocidade ainda superior, na casa dos 90 km/h.
Curtiu nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos e colegas.
Fonte: G1
Comentarios