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QUAL A MELHOR FORMA DE DESTOMBAR UM CAMINHÃO?

Parece simples né? Mas não é bem assim. Requer técnica e muito cuidado.

Certamente você já deve ter presenciado nas estradas, avenidas ou ruas do Brasil acidentes envolvendo caminhões, que por algum motivo tombaram na via, certo?

Muitas pessoas acabam tentando solucionar esse problema rapidamente, e sem as precauções devidas. Veja (ou reveja) abaixo um conhecido exemplo, onde mostra o que NÃO se deve fazer para destombar um caminhão:

Triste né? Isso comprova que o que já está ruim, pode ficar ainda pior – e neste caso ficou bem pior.

Mas afinal, como destombar um caminhão?

Quando o caminhão tomba, é sempre um enorme transtorno. Mas é preciso ter em mente, que ao destombá-lo, o caminhão possa estar solto, sem os freios acionados. Solto, talvez pelo fato do motorista ter saído às pressas da cabine, e não ter lembrado de acionar o freio de estacionamento.

Neste caso, é mandatório que o caminhão esteja totalmente freado para voltá-lo. Quando o caminhão é puxado, ele chega ao ponto de equilíbrio e daí em diante é só aceleração na queda, sendo que o caminhão bate com força no chão, o suficiente para iniciar sua movimentação caso a pista seja levemente inclinada. Freado, ajuda.

Quando há falta de freios (e esse foi o porquê do acidente) não tem jeito. Os pneus deverão ser esvaziados, e as cuícas deverão ser acionadas manualmente. O fato é que sempre há risco nesta operação. Mas recentemente encontramos uma equipe de resgate especializada agindo fora do País, na qual mostrou muito mais cuidado e segurança.

Não temos dúvidas alguma de que certamente essa técnica poderia ser aplicada aqui no Brasil. Repare no vídeo abaixo que há duas boias gigantes (cheias de ar) que foram colocadas pela equipe de resgate de forma milimetricamente pensada, alinhadas com os eixos do cavalo e do semirreboque.

Além disso, perceba que há dois caminhões-guindaste – um de cada lado do caminhão tombado. Um deles prende dois cabos de aço no cavalo mecânico (um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro) o outro caminhão-guindaste do lado direito do vídeo ficou responsável por puxar a carreta, prendendo dois outros cabos de aço nos eixos da carreta. Com isso, o destombamento ocorre de forma linear, sem forçar o chassis do veículo, e fazendo com que a aterrissagem seja mais uniforme.

Veja como funcionou na prática:

Bacana né? Ao ser destombado, as boias serviram para evitar um impacto bruto do caminhão com o asfalto, ou seja, uma espécie de amortecedor para assim, não causar mais um acidente.

E você? Já viu alguma outra técnica de destombamento no País? Comente e mostre pra nós nos comentários!

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