Recursos são voltados, principalmente, para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços
Na tarde desta quarta-feira, a Volvo apresentou seus resultados de 2021 e perspectivas para o ano de 2022 para o mercado de caminhões, ônibus e financiamento de seguros. A empresa alcançou a liderança em todos os segmentos em que atua (semipesados e pesados) e demonstra que tem crescido cada vez mais na preferência dos clientes nestes segmentos. Além do balanço positivo, a Volvo apresentou também o novo ciclo de investimentos até 2025, com um aporte de 1.5 bilhões de reais.
Com entregas crescentes ao longo do ano, a Volvo encerrou 2021 com uma liderança isolada em caminhões pesados. Além disso, o modelo Volvo FH 540 foi novamente o caminhão mais emplacado do país, acima até mesmo de modelos leves. É a nona vez em 13 anos que o Volvo FH se consagra como o pesado preferido dos transportadores brasileiros.
E o ano de 2021 foi muito especial, especialmente, para o caminhão VM, que celebrou 20 anos de lançamento e bateu a venda de 70 mil caminhões produzidos na Volvo do Brasil. Com os bons resultados de 2021, a Volvo pretende apostar ainda mais alto em 2022. O Grupo Volvo América Latina vai renovar seu ciclo de investimentos no Brasil e fazer um aporte ainda maior para 2022 - R$ 1.5 bilhões. Os recursos são voltados, principalmente, para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços.
É o que reforça Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina, que na coletiva de imprensa deixou claro como o excepcional resultado de 2021 alimentou a confiança e compromisso da empresa para o futuro: “Estamos renovando nosso ciclo de investimentos na América Latina com mais R$ 1,5 bilhão para o ciclo 2022/2025. Será um período de grandes transformações na indústria de transportes e a Volvo continuará trazendo muitas inovações em produtos e serviços, em todos os segmentos em que atuamos”, finaliza o executivo.
A empresa destaca que o investimento feito para o ciclo de 2019/2021 foi utilizado como o previsto e essa renovação no aporte é para completar cerca de 25% do que precisa ser desenvolvido para o Euro 6. O plano é ampliar o investimento que já seria o maior da história da empresa e vai, sobretudo, para produtos e serviços, mas também na indústria e para o desenvolvimento das redes de serviço, concessionárias e digitalização de processos.
E de fato, não há como negar que o trabalho vem mostrando resultado. No segmento de caminhões, a Volvo foi líder isolada na venda de pesados no país, com 17.980 unidades emplacadas. O Volvo FH 540 foi novamente o caminhão mais vendido do Brasil, com 8.935 unidades emplacadas, número superior até mesmo ao de caminhões leves.
Outro destaque foi o desempenho em vendas da linha Volvo VM, que cresceu 81% em emplacamentos, com 6.393 veículos comercializados. Na soma total, a Volvo emplacou 21.823 caminhões no país em 2021, um crescimento de 45,7% sobre o ano anterior.
A marca encerrou o ano com a comercialização de 21.823 caminhões, um aumento de 45,7% em relação ao exercício passado. “Nos preparamos muito para esse crescimento, com novas contratações e expansão de turno em nossa produção. Mesmo com os desafios no suprimento de peças, conseguimos entregar o maior volume de nossa história no país”, celebra Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo no Brasil.
Nos demais mercados do continente também houve forte recuperação em 2021, com destaque para o Peru, com 1.628 caminhões entregues (crescimento de 62% sobre o ano anterior) e Chile, com 1.355 entregas (crescimento de 42%). Ao todo, foram 25.808 caminhões entregues na América Latina em 2021, um número 43% superior ao período anterior. “Para 2022, também vemos boas perspectivas. No entanto, os desafios da cadeia de produção, tanto em capacidade quanto em aumento de custos, vão exigir atenção ao longo do ano todo”, afirma Lirmann.
Crescimento em todos os segmentos
A Volvo mostrou resultados muito positivos em todos os segmentos e encerrou 2021 com a comercialização de 17.980 caminhões pesados, resultado 41% superior em relação ao ano anterior. Já em semipesados, o crescimento foi ainda maior, com 3.843 veículos comercializados, 73% a mais que em 2020. No ranking por modelos, o Volvo FH 540 teve 8.935 unidades emplacadas, número que o coloca como o caminhão mais vendido do Brasil.
Nova linha de pesados
Em 2021, os grandes destaques da marca foram o Volvo FH, FM e FMX , que somados às diversas versões, chegaram a 15.430 unidades emplacadas. A linha 2022 destes modelos foi totalmente renovada, com entregas iniciadas a partir do último mês de outubro. “Os pesados Volvo são os preferidos do transportador brasileiro porque reúnem características muito valorizadas no setor: baixo consumo de combustível, grande disponibilidade, alto grau de tecnologia embarcada e muitos dispositivos de segurança”, afirma Cavalcanti.
Linha VM
A Volvo teve uma ótima performance também como modelo VM, a linha de caminhões para operações locais, regionais e de média distância. Em 2021 foram 6.393 veículos comercializados, 81% a mais que no ano anterior. Os destaques foram o VM Light Mixer, para betoneiras leves e o VM City, para aplicações urbanas. “O VM vem gradativamente conquistando o transportador brasileiro e a versão mais vendida, o VM 270, já ocupa a 2ª posição no ranking de emplacamentos de semipesados do país”, declara Alcides Cavalcanti.
Segmento de Vocacionais
A Volvo manteve sua grande relevância no segmento dos vocacionais, destinados para operações severas e com topografias acidentadas e obteve um forte crescimento. As vendas dos veículos fora de estrada aumentaram 118%. Esta categoria já representa 18% dos caminhões comercializados pela marca. Destaque para o os segmentos de cana de açúcar, madeira e construção. Somente do modelo VM Light Mixer, voltado para a construção civil, foram entregues mais de 500 unidades.
Planos de Manutenção
Em 2021 a Volvo manteve alto volume de contratos de planos de manutenção. Oito em cada dez caminhões comercializados foram entregues com esse tipo de cobertura, que garante muito mais disponibilidade aos veículos. “Nossos clientes estão cada vez mais focando em gestão de transporte e delegando a manutenção para a Rede Volvo, que é altamente especializada. Com isso, asseguramos alta disponibilidade aos caminhões, com reparos de alta qualidade, com peças genuínas e mão de obra especializada”, assegura Alcides Cavalcanti.
Liderança em seminovos
A Volvo manteve excelente performance em seminovos, sendo líder entre os fabricantes que atuam neste segmento. Mesmo num cenário de falta de veículos, com aquecimento da demanda, muita procura e pouca oferta de caminhões novos, a Rede de Seminovos Volvo fez um esforço adicional e criou novas oportunidades comerciais, como eventos remotos e “Feirões online”, atingindo a marca de 1,2 mil veículos vendidos, um resultado muito bom considerando o cenário adverso. Liderança entre as marcas que vendem seminovos
Volvo Financial Services aponta mais financiamentos
Outro ponto importante da apresentação foram os resultados positivos do Volvo Financial Services - VSF, divisão financeira do Grupo Volvo. O banco tem um volume médio de crescimento de 20% em sua carteira total de ativos. Mas em 2021, a carteira cresceu 36%. É o segundo maior mercado da Volvo no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
A VFS Brasil (Banco Volvo) encerrou 2021 com a conquista de vários recordes. No ano passado, alcançou R$ 4,8 bilhões em novos financiamentos, uma evolução de 65% em relação ao registrado no exercício anterior. Tanto as modalidades de Finame e CDC se mantêm equilibradas na escolha dos consumidores, mas 2021 mesmo com diversas mudanças nos juros, foi mesmo de CDC - representou 70% do volume da empresa.
Crescimento da Eletrificação: quais são os planos?
Foi um ano muito importante no segmento de elétricos. A Volvo teve muitos avanços em 2021, mesmo com todas as restrições na indústria de suprimentos e logística. Ocorreram muitos progressos na eletrificação nos últimos anos e a empresa garante que vai permanecer à frente também neste setor.
A empresa falou sobre o pedido de 100 caminhões FM Electric da DFDS, empresa de transporte da Dinamarca. Anunciados em 2019, foi considerada a maior venda de caminhões elétricos da história. Os semipesados elétricos da Volvo, de 16 a 23 toneladas, começaram a ser fabricados em 2020. Ano passado foram entregues os pesados - FM Electric. Estes produtos possuem grande redução de CO2.
A expectativa é que os veículos sejam comercializados também em outras partes do mundo. Os próximos anos serão fundamentais para melhorar a cultura da sustentabilidade. A empresa quer inovar também produzindo com menos energia fóssil e com opções mais produtivas e sustentáveis, estimando que até 2025 aconteça a arrancada da eletromobilidade, para que até 2030 todos os ônibus urbanos sejam elétricos e até 50% de todos os veículos vendidos sejam elétricos para alcançar, em 2040, a marca de 100% dos veículos Volvo fossil free no mundo.
Será que essa meta é possível? Vamos acompanhar! Continue com a gente.
Direto da Redação Planeta Caminhão
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