Planeta Mais

Por que as vendas de caminhões subiram tanto em 2021?

Por que as vendas de caminhões subiram tanto em 2021?

Mesmo nos seminovos houve alta nas vendas. Commodities impulsionou a busca por agilidade

A resposta para essa pergunta pode estar nas commodities. A combinação de safra recorde e alta do dólar, além das diminuições das taxas de juros que incentivaram a renovação de frotas, foram os fatores que impulsionaram as vendas de caminhões durante esse ano, mesmo com a crise de semicondutores que afetou toda a indústria automotiva.

Durante todo o ano, a indústria automotiva apresentou números bem animadores em relação a vendas de caminhões comparado ao ano anterior, cheio de incertezas devido a pandemia. Nos primeiros sete meses de 2021, o setor já havia registrado um crescimento de 58% nas vendas. Foram 236.188 unidades. Enquanto no mesmo período de 2020, 149.489 mil unidades haviam sido vendidas. De janeiro a novembro de 2021, a venda de caminhões novos somou 115.376 unidades; Por marca, a Mercedes-Benz lidera e, por modelo, o Volvo FH 540

Mesmo sob o receio com a crise dos semicondutores, a venda de caminhões novos cresceu 45,06% no Brasil em 2021. Segundo a Fenabrave, – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, de janeiro a novembro foram vendidos 115.376 unidades. Ou seja, 35.841 a mais que no mesmo período de 2020. Entretanto, na comparação do mês passado (10.559 vendas) com outubro (11.086), houve queda de 4,75%. Mas, na comparação com novembro de 2020, a venda de caminhões novos teve alta de 17,06%.

As vendas de caminhões usados também se manteve em alta, principalmente por causa da redução da oferta de novos no mercado. Ou seja, o aquecimento nas vendas do 0-km, que foi puxado sobretudo pela indústria do agronegócio e o aumento de caminhoneiros autônomos, justificou o crescimento dos caminhões usados e seminovos. A venda de caminhões pesados representa 50,80% do mercado total. Logo depois vêm os semipesados, com 26,37%. Em terceiro lugar estão os leves, com 9,49% e, em quarto, os médios, com 8,81%. Por fim, os semileves fecham a lista com 4,53% dos emplacamentos.

O período mais baixo de vendas em 2020 foi causado pela pandemia. Entre o final de março até julho, as vendas ficaram paralisadas em função das restrições causadas pelo Coronavírus e a incerteza de como seguiria a produção no setor. Porém, neste ano, apesar da falta de componentes para produção, houve uma recuperação das atividades, as linhas de montagem voltaram a operar com máxima capacidade, e já existem encomendas com entregas previstas para junho de 2022 em algumas montadoras.

Além das vendas totais estarem em alta e a todo vapor, muitas montadoras também já ultrapassaram o total vendido até o final do ano passado. Volkswagen/MAN, Volvo, Scania, Iveco, DAF, Hyundai, JAC, entre outras, apresentam resultados melhores do que os registrados em 2020. A Mercedes-Benz, marca que mais vende caminhões no Brasil, tem obtido uma média superior às 3 mil unidades mensais e é responsável pela venda de um em cada três caminhões novos no Brasil, desempenho semelhante ao das transações de caminhões usados.

 

Direto da Redação do Planeta Caminhão

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.