Veículo com valor estimado de R$ 330 mil é primeiro 100% elétrico da empresa no país
O furgão médio elétrico Ë-JUMPY faz parte do plano estratégico da Citroën, para os próximos quatro anos: o Citroën 4ALL. Com valor estimado de R$ 330 mil, a empresa lançou o utilitário totalmente elétrico com autonomia de até 330 quilômetros, que pode ser conduzido por motoristas habilitados com a categoria B.
Sua chegada representa o primeiro capítulo do plano de eletrificação da Citroën e estabelece novo padrão para a sua categoria no Brasil. O modelo é versátil, eficiente e fiel a estratégia da Citroën em criar soluções sob medida para atender às expectativas dos clientes, especialmente os que irão utilizar para fins profissionais.
O lançamento acontece dentro da estratégia que a marca vem trabalhando, construindo um plano de produtos para os próximos anos que envolve o lançamento de veículos de passeio e comerciais leves. No Brasil, o primeiro modelo elétrico é um utilitário, voltado para o cliente profissional que procura reduzir custos e poluir menos.
“O Ë-JUMPY é o primeiro passo da Citroën em direção à eletrificação no Brasil e na América do Sul. Ele chega para ser o parceiro ideal e atender às necessidades de mobilidade de todos os profissionais, sejam grandes frotistas ou profissionais autônomos que optem por um veículo elétrico, versátil e eficiente para suas atividades diárias”, afirma Vanessa Castanho, Head da Citroën na América do Sul.
O utilitário elétrico da Citroën é oferecido no país em versão única, equipado com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e OBC de 11kW trifásico, que garantem autonomia suficiente para que o veículo percorra até 330 km com carga completa em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo INMETRO.
Sinônimo de mobilidade Sustentável e Desempenho
O utilitário já é amplamente reconhecido por sua versatilidade, dimensões, volume de carga e carga útil, que são ideais para os centros urbanos. Agora oferecido em uma versão elétrica, otimiza os custos de utilização e se distingue das demais configurações da Linha Jumpy nos pequenos detalhes. Visualmente, a diferença está no ponto de recarga situado à frente, na lateral esquerda da carroceria e o novo monograma elétrico “Ë” colocado à esquerda do nome JUMPY, na porta traseira.
Desenvolvido na plataforma modular multienergia EMP2, o Ë-JUMPY é oferecido no país em versão única, dotado de uma bateria de íons de lítio de 75 kW·h e OBC (onboard charger, carregador a bordo) de 11 kW trifásico, que garantem alcance suficiente para que o veículo percorra até 330 km com carga completa em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo o Inmetro.
O uso desta plataforma modular permitiu a introdução do conjunto de baterias abaixo do assoalho, garantindo a preservação do volume útil na versão elétrica. As baterias armazenam e fornecem a energia necessária tanto para o funcionamento do motor elétrico quanto para os equipamentos disponíveis no modelo. Já a performance do furgão é garantida por um motor elétrico, que entrega 260 Nm de torque imediato (26,5 kgfm) e 136 cavalos de potência (100 kW).
O utilitário BEV da Citroën, engloba o Conceito Cinco-Zeros:
• Zero ruído com seu rodar silencioso;
• Zero emissões de qualquer gás poluente, inclusive o CO2;
• Zero vibrações, :condução suave e com grande agilidade devido ao torque instantâneo de 26,5 m·kgf;
• Zero estresse, pela facilidade de uso e de recarga, aliada a um baixo custo de manutenção;
• Zero concessões: preservação da modularidade, do espaço interno do Jumpy a combustão, combinado com mais tecnologia de bordo, segurança e equipamentos.
Por dentro o Ë-JUMPY mostra toda a sua personalidade. Boa parte das exclusividades ficam estampadas em sua cabine. Como por exemplo, o painel de instrumentos com tela 3.5” digital em cores, que concentra informações como o velocímetro, modo de condução, marcha selecionada, nível de carga da bateria e consumo de energia.
Outro diferencial nesta versão é a central de controles de condução, no console central, onde está posicionado o seletor de marchas - tipo interruptor - que permite escolher entre Park (estacionamento), Rear (marcha a ré), Neutral (neutro) e Drive (condução) e o botão B-Mode, responsável por ativar a função de frenagem regenerativa para preservar ou carregar parcialmente as baterias, além de diminuir o desgaste das pastilhas de freios.
Ainda falando sobre condução, há três opções disponíveis onde a escolha fica a critério de quem está ao volante, de acordo com a necessidade do momento. O modo “Eco” tem como foco a otimização do consumo de energia, o “Normal” garante um melhor compromisso entre autonomia e performance e o “Power” prioriza o desempenho, utilizando-se de máximas potência e torque.
Se você já está impressionado com tudo que o E-JUMPY tem, fique sabendo que não acabou. Há ainda a moderna central multimídia com tela tátil de 7”(opcional), que além das já conhecidas funções de conectividade e espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay, dispõe de câmera de ré com visão 180º e vista superior do veículo, recurso chamado de Visio Park.
Recarga
Para a recarga do Citroën Ë-JUMPY, basta que o seletor de condução esteja na posição “P” (Parking). O tempo de recarga depende da estação de carregamento, podendo variar de 45 minutos em estações de carregamento rápido de 100 kW, para 80% da bateria, a 7h30 em rede trifásica de 11 kW. O modelo ainda é equipado com carregador de bordo de 11 kW trifásico, que permite uma carga mais rápida em diversas condições.
Largura permite colocar carga a bordo sobre paletes utilizando empilhadeira
Direto da Redação do Planeta Caminhão
Comentarios