A dupla de caminhoneiros mais famosa da TV brasileira, Pedro e Bino (interpretados respectivamente por Antônio Fagundes e Stenio Garcia), iniciaram a segunda temporada das aventuras do seriado Carga Pesada (TV Globo, 2003 a 2005) a bordo de um Volkswagen 18.310 Titan Tractor. O modelo, que permaneceu em produção durante 15 anos (2002 a 2017), foi um sucesso de vendas, com mais de 15 mil unidades comercializadas.
O 18.310 4x2 inaugurou um novo nicho de mercado: o de cavalo-mecânico com capacidade de tracionar 28 toneladas de carga líquida e potência de até 350 cavalos. Com 310 cv num motor Cummins de seis cilindros e atributos de conforto como ar-condicionado e suspensão pneumática de série, o veículo se tornou um verdadeiro fenômeno de vendas.
O motor Cummins Série C turbo tinha 8,3l e injeção mecânica com bomba injetora Bosch em linha. Atendia as normas Euro II e era acoplado a um câmbio ZF 16S 1650 de 16 marchas sincronizadas à frente e duas à ré.
Foi uma grande sacada da Volkswagen, pois não havia no mercado caminhões com este perfil. Ou eram menores ou muito maiores. Assim, uma solução intermediária permitiu oferecer ao mercado um produto sob medida. Tanto que o slogan para o modelo era: “Menos você não quer, mais você não precisa”.
Apesar de ter sido fabricado até 2017, o 18.310 Titan teve vida curta no Brasil, e saiu de linha em 2005, sendo substituído pelo Constellation 19.320. De 2005 a 2017, o Titan brasileiro tinha como destino mercados externos de países com legislações de emissões mais brandas. Ao longo de sua história, seus principais destinos foram Nigéria, Argentina, Venezuela, Chile e Colômbia.
Ainda assim, entre 2002 e 2005, a MAN Latin América chegou a atingir picos de 56% de market share no então novo segmento, composto por veículos na configuração 4x2 até 350 cavalos de potência.
O último Titan 4x2 foi produzido em junho de 2017 e está exposto na fábrica da montadora, lado a lado com outros grandes marcos como o primeiro caminhão Volkswagen, de 1981, e a unidade de estreia da linha Constellation, de 2006.
Direto da Redação do Planeta Caminhão
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