O cavalo semi-tanque-de-guerra da Mercedes Benz feito para andar no deserto.
Não é feito no Brasil e nem vendido aqui, mas temos certeza que você, principalmente da região norte do país, vai ficar interessadíssimo nele. Um cavalo mecânico, com tração 6X6, com peso bruto total combinado de até 116 toneladas. Um cavalo-mecânico travestido de tanque de guerra, ou vice-versa. Sim, porque é o tipo de caminhão que dificilmente um obstáculo consegue parar. Seu snorkel denuncia a vocação para passagem de rios profundos, e também admitir o ar bem do alto, mais livre de poeira (sim, no deserto essa funcionalidade é bem mais admirada que a passagem de rios).
A Mercedes produziu esse vídeo nas dunas da Arábia Saudita, ambiente inóspito e quente durante o dia. Mas não pense que é só terra fofa e quente. Tem erosões fortes, que exigem da tração integral e principalmente do gigante curso de suspensão. Bonito ver a suspensão trabalhando no vídeo.
O Zetros 3643 6X6 é equipado com um motor OM 457 LA de seis cilindros, que entrega 434 cavalos de potência, e torque máximo de 2.100 Nm. Dá uma olhada na altura livre do solo dele. Da pra passar por baixo dele guiando um Kart.
Veja o vídeo abaixo. Se você já rodou pela Transamazônica, ou mesmo na Cuiabá-Santarém em época de chuva, imagine esse monstro puxando uma carreta. A história talvez tivesse sido diferente não? Ele está mais para o trator que puxa os conjuntos atolados do que para um participante do comboio.Bacana, né? A imagem abaixo aparece bastante no vídeo - e não é um sistema de ar condicionado - é o controle do sistema de tração. São 3 as posições, o que nos faz supor ser o engate do eixo de tração dianteiro (6X4 para 6X6), o engate do bloqueio entre os diferenciais igualando as velocidades, e o último que deve ser um modo escalando o Everest, que provavelmente bloqueia também entre as rodas, como a Land Rover Defender faz.
Você deve ter percebido que no começo do vídeo aparece o irmão mais velho do Zetros. Não por acaso, a montadora quis mostrar a evolução da espécie. O 6X6 anterior usa a velha conhecida cabine que vimos muito por aqui nos 1111, 1113 e a longa lista de caminhões que a utilizaram. Já o Zetros... transpira off-road: grades protetoras dos faróis, embutidos em um para-choque que parece ter a robustez de um trilho de trem, ganchos dianteiros para reboque, Pneus off-road, peito de aço e dois estepes atrás da cabine. A nova cabine também pode ser configurada para 2 a 7 passageiros.
A foto abaixo mostra o tamanhão que ficou o novo Zetros. Comparado a seu irmão mais velho, dá para perceber com clareza que ele comeu muito mais arroz, feijão e bife. Além de praticar muito mais academia. Além também de quem sabe ter tomado alguns anabolizantes.Se antes eram os camelos os responsáveis por transportar cargas para locais inacessíveis... Agora eles tem motivos de sobra para comemorar!
Fonte: Mercedes-Benz
Comentarios