O uso de maneira adequada traz conforto sem prejudicar a economia.
Há pouco tempo atrás, o ar condicionado era apenas um acessório opcional e era tratado por muitos proprietários de caminhão como um luxo desnecessário. Entretanto, de alguns anos pra cá, o consumo desse acessório no mercado vem aumentando consideravelmente, sendo que em muitos caminhões, virou equipamento de série. Em dias quentes e chuvas intensas, é um sistema que faz a diferença.
Apesar de parecer simples, o ar condicionado merece alguns cuidados especiais. Pensando nisso, listamos abaixo alguns pontos que merecem a sua atenção:
Recomendações
Para ter um bom desempenho do ar condicionado é importante ligar o aparelho ao menos uma vez por semana para que fluído refrigerante (R134) e o lubrificante do produto possam circular. Não precisa ser por muito tempo. Dez minutos é o suficiente para garantir a lubrificação do aparelho, assim, você evitará o ressecamento das peças internas.
Muita gente não sabe que é recomendado abrir as janelas do caminhão após 40 minutos de utilização. Parece bobo, mas não é. Isso é importante para realizar a troca de ar que você irá inalar. Você manda pra fora o ar viciado e o renova. Como o sistema está em plena operação, em poucos minutos a temperatura interna escolhida da cabine já terá voltado ao normal.
Outra dica dada pelos especialistas, mas que poucos fazem: desligue o ar quando estiver próximo de chegar ao seu destino. Isso contribuirá para a redução da umidade na tubulação, evitando o surgimento de fungos no sistema (sim, daí você vai ter que fazer a limpeza com mais frequência).
Quando eu devo utilizar a função recírculo de ar?
Um botão aparentemente simples no painel de controle do ar, mas com uma função importante: permitir ou não a passagem do ar externo para o interior da cabine. Em sistemas mecânicos, o desenho é uma seta girando dentro da cabine, enquanto a entrada externa é a seta vindo de fora e entrando na cabine.
Essa função deve ser acionada, por exemplo, quando o motorista estiver em locais com excesso de fumaça ou áreas com muita poeira, ou seja, quando o filtro não dá conta de evitar a entrada de todas as impurezas. Assim ele recirculará o ar interno da cabine.
Importante: é recomendada a liberação da entrada do ar externo pelo menos uma vez ao dia! Pelo mesmo motivo da abertura dos vidros. Pode ser por no mínimo 30 segundos.
Como faço para gelar a cabine depois de ficar embaixo do sol por um bom tempo?
Especialistas da área informam que o modo recirculação não deve ser acionado quando, por exemplo, o caminhão estiver parado por muito tempo em sol forte. É bom fazer a troca do ar quente por alguns minutos antes de apertar o botão do recírculo.
Na prática, ligue o ar condicionado no máximo, com as saídas de ar para cima (à não ser que você queira levar o bafo quente no rosto até começar a sair vento frio) mas com o botão da recirculação desligado. Assim, ele pega ar de fora e vai jogando pra dentro da cabine o ar que está gelando, refrescando o ambiente. É desejável durante esse processo andar com as janelas abertas, para ajudar a mandar o ar quente para fora.
Quando o ar estiver saindo gelado das saídas de ar, e a cabine não estiver mais parecendo um forno, feche os vidros e ligue o recirculador. O recirculador ligado vai recirculando e gelando o ar interno, que já está mais fresco, deixando o ambiente gelado mais rápido.
Mas, e o consumo?
Que rodar com ar condicionado aumenta o consumo de combustível todos nós sabemos.
Mas, você sabe por que isso acontece? O aumento está relacionado ao acionamento do compressor do aparelho. Esse componente tem a função de comprimir o R134 fazendo-o circular por todo o sistema. O consumo torna-se maior, porque o compressor precisa de força para comprimir o R134 e essa potência é retirada do motor através de uma correia. Se a potência do motor diminui, uma maior quantidade de combustível é utilizada para compensar a perda.
Para o motor é indiferente se você mantém o botão na posição 1 ou na posição 4, ou seja, o modo de velocidade do ar condicionado define apenas a rotação do ventilador da caixa de ar, logo quanto maior a velocidade do ventilador maior o fluxo de ar que vai sair pelas saídas de ventilação. Portanto, a velocidade do ventilador não tem interferência no consumo.
Estudos comprovam que o aumento no consumo pode chegar a 10% dependendo do caminhão e da potência do motor. Mas pra muitos, compensa. O conforto de um ar-condicionado é único.
Outro ponto é que dirigir a 80 km/h com os vidros abertos na estrada interfere bastante na aerodinâmica do caminhão. Interferir na aerodinâmica significa piorar consumo.
Outra dica interessante para você que percorre principalmente por áreas onde têm muita terra ou poluição: verifique regularmente o filtro de ar. Vale lembrar que ele é o responsável por absorver as impurezas que são levados ao interior do veículo... Então, todo cuidado é bom!
Hora da manutenção
Você por acaso sabe quais são os principais elementos de um ar condicionado? Estes são os principais itens: mangueiras, conectores, engates e tubos por onde circula o R134.
Muita gente acha que se o sistema de ar condicionado parou de funcionar, basta dar aquela famosa carga de R134 e pronto. Mas não é bem assim. Se falta fluido refrigerante no sistema é porque tem vazamento. Ele não cansa sozinho. Além disso, há diversos componentes que podem falhar, como por exemplo o compressor, o condensador, o evaporador e conectores de mangueiras. Procure um especialista.
Vale lembrar também que não há nenhuma especificação dos fabricantes com um prazo para troca do R134, ou seja, se não tiver nenhum vazamento ele pode ter uma vida útil próxima ao do caminhão.
Portanto, se for pegar a estrada, use o ar. Agora se estiver na cidade, a decisão é sua. Conforto com um pouco mais de consumo, ou então.... vidros abertos!
Fontes: Intercamp, Notícias Automotivas, K2 Ar Condicionado, Terra e Super Ar.
Comentarios