Proprietário de veículos autuados em rodovias estaduais paulistas podem, agora, indicar o condutor da infração e, também, fazer consultas através do novo aplicativo do DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo).

O aplicativo “DER Online” está disponível para download desde segunda-feira (12) para Android e iOS nas respectivas lojas virtuais dos sistemas.
Outra novidade disponibilizada pelo aplicativo é possibilitar aos condutores preencher o formulário online para pleitear a penalidade de advertência por escrito (apenas para infrações de natureza leve e média).
Com navegação e usabilidade fácil e intuitiva, o aplicativo permitirá que os proprietários de veículos realizem procedimentos, que eram burocráticos, com mais comodidade, agilidade e em qualquer horário.
O sistema também reúne outros serviços do Departamento, como consulta de quaisquer multas cometidas nas rodovias estaduais paulistas, administradas pelo DER e concedidas pelo Governo do Estado de São Paulo, para veículos cadastrados no país. A consulta poderá ser feita pelo RENAVAM do veículo, CPF ou CNPJ. Os condutores também poderão acompanhar o resultado da análise da defesa de autuações e os recursos administrativos enviados ao órgão e indicação de condutor infrator.
"Esse é um passo importante no caminho da modernização, proporcionando ao cidadão mais comodidade, redução de custos e rapidez, com menos burocracia", explica o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.
Como indicar motorista no app
Para indicar um motorista é preciso acessar o serviço “Indicação do Condutor” no aplicativo. Após ler as instruções e clicar em “Ciente das informações”, é preciso digitar a placa e o número do Auto de Infração e Trânsito (AIT).
Na sequência é preciso digitar o número da CNH do indicado, com data de validade e estado de emissão. Baixe e preencha o formulário com os dados do condutor indicado e assine (condutor indicado e proprietário do veículo).
Tire foto da CNH do condutor indicado, documento de identificação para validar a assinatura do proprietário (RG ou CNH) e do formulário devidamente preenchido e assinado. Os arquivos deverão estar no formato JPG.
É obrigatório anexar cópia legível do documento de habilitação (CNH) do condutor, documento de identificação (RG) ou outro documento que tenha assinatura idêntica à do formulário e uma procuração, quando for o caso. É importante assinar o formulário e coletar a assinatura do condutor infrator.
É preciso também que o dono do veículo tenha em mãos o auto de infração e documentos do veículo, para informar a placa. A indicação do autor da infração é de responsabilidade do proprietário do veículo e deverá obedecer ao prazo estipulado na notificação da autuação emitida e processada pelo Departamento.
Comentarios