Principal

Brasília supera São Paulo e assume o topo das vendas de eletrificados em novembro

Brasília supera São Paulo e assume o topo das vendas de eletrificados em novembro

Veículos plug-in chegam a 80% das vendas do segmento e participação de mercado dos eletrificados leves vai a 9,3%; Nordeste e Sul avançam nas vendas de BEV 100% elétricos

Pela primeira vez desde o início da série histórica da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) em 2012, a cidade que lidera as vendas de veículos eletrificados leves no país não é mais São Paulo, e sim a capital federal. Em novembro de 2025, Brasília registrou 2.413 emplacamentos, superando por 14 unidades os 2.399 veículos vendidos em São Paulo. Grande parte desse desempenho se deve ao domínio dos veículos plug-in, híbridos e elétricos de bateria, que representaram 87,4% dos emplacamentos da capital no mês (2.109 unidades).

Essa preferência comprova o apelo local por tecnologia limpa e recarga externa. No panorama nacional, novembro contou com 21.209 veículos eletrificados leves vendidos. Apesar de uma leve retração de 0,75% comparado a outubro, o resultado representa um crescimento de 23,7% sobre novembro de 2024. A participação de mercado dos eletrificados no total de vendas de leves saltou para 9,3%, contra 7,1% no mesmo mês do ano anterior, um salto para um segmento que, até pouco tempo atrás, era residual. 

Dentro desse crescimento, os plug-in seguem dominando: dos 21.209 eletrificados comercializados, 79,9% (16.943 unidades) foram modelos com recarga externa (BEV e PHEV). Deste total, os PHEV (híbridos plug-in) lideraram com 9.680 unidades, e os BEV 100% elétricos registraram 7.263 unidades. 

O avanço de Brasília reflete uma tendência de descentralização da eletromobilidade no Brasil. Regiões fora do tradicional eixo Sudeste–Sul, como o Centro-Oeste e o Nordeste, vêm ganhando participação graças a incentivos locais, como a isenção de IPVA para veículos elétricos, infraestrutura de recarga e políticas de apoio. 

Especialistas e representantes da ABVE veem a nova configuração como um divisor de águas. Segundo Ricardo Bastos, presidente da ABVE, “Brasília colhe resultados de uma política clara de incentivo ao carro elétrico. E a resposta do consumidor foi rápida e contundente, transformando a cidade na nova capital nacional do veículo elétrico.” 

O desempenho de novembro não deve ser visto como um episódio isolado. A consolidação da capital federal como líder aponta para 2026 com maior diversidade geográfica nas vendas de veículos eletrificados — o que poderá influenciar fortemente as estratégias de fabricantes, montadoras, concessionárias e gestores públicos em todo o país.


Novembro

Em novembro, o mercado nacional de eletrificados leves emplacou 21.209 veículos, com uma leve retração de 0,75% em relação a outubro (21.369). Já na comparação com novembro de 2024 (17.143), há um aumento de vendas de 23,7%.

A participação de mercado dos eletrificados em novembro (market share) foi de 9,3% sobre o total geral de vendas dos veículos leves no mês (227.174). Em novembro de 2024, essa participação era de 7,1%, sinalizando o crescimento dos eletrificados nos últimos 12 meses.

 

PLUG-IN

Dos 21.209 eletrificados vendidos em novembro de 2025, 79,9% (16.943) foram elétricos plug-in (BEV e PHEV), sendo que os PHEV foram responsáveis por 45,7% (9.680) e os BEV 100% elétricos por 34,2% (7.263). Sobre outubro, os plug-in tiveram uma queda de 2,9% nas vendas (17.444, contra 16.943). Sobre novembro de 2024 (12.339 de plug-in), houve um aumento de 37,3%, que pode ser atribuído ao bom desempenho das vendas dos modelos PHEV.

Os híbridos plug-in (PHEV) continuam na liderança das vendas dos eletrificados. Em novembro, foram 9.680 unidades. Esse total representa aumento de 2,4% sobre outubro (9.458) e de 39,8% sobre novembro de 2024 (6.922). Os BEV, modelos 100% elétricos, registram em novembro venda de 7.263 unidades. Sobre outubro (7.986), houve uma queda de 9,1%. Sobre novembro de 2024 (5.417), um aumento de 34,1%.
 

Híbridos

Já os híbridos sem recarga externa (HEV e HEV Flex) totalizaram 4.266 unidades vendidas em novembro, o que representa 20,1% do total de eletrificados do mês. Os HEV foram responsáveis por 11,1% (2.357) e os HEV Flex por 9,0% (1.909).

Em outubro, a participação dos híbridos sobre o total de eletrificados leves foi de 18,3% (3.925). Em novembro de 2024 (2.886), essa participação era de 16,8%. Os híbridos convencionais (HEV) totalizaram 2.357 unidades vendidas em novembro, o que representa um aumento de 8,8% sobre outubro (2.166) e de 77.1% sobre novembro de 2024 (1.330).

Os HEV Flex, totalizaram 1.909 unidades vendidas em novembro. Com um aumento de 8,53% na comparação com outubro (1.759) e um crescimento de 22,7% em relação a novembro de 2024 (1.556). Veículos leves eletrificados por tecnologia no Brasil em novembro de 2025:

PHEV 680 - (45,6%)

BEV 263 - (34,2%)

HEV 357 - (11,1%)

HEV FLEX 909 - (9,0%)

TOTAL:  21.209
 

Micro-híbridos

Já as vendas dos veículos micro-híbridos MHEV chegaram em novembro a 4.906 unidades, com uma retração nas vendas de 23,1% sobre outubro (6.381). Os MHEV 12V foram responsáveis por 68% das vendas desse segmento (3.339), com uma queda de 24,7% em relação a outubro (4.433). Já os MHEV 48V ficaram com os 31,9% restantes (1.567), registrando uma retração de 19,6% sobre outubro (1.948).

Ônibus

Em novembro, o mercado brasileiro emplacou 26 ônibus elétricos, com uma queda de 70% sobre o mês anterior (87) e um aumento de 23,8% sobre novembro de 2024 (21). De janeiro a novembro, foram emplacados 662 ônibus elétricos no Brasil, que representam um aumento de 136,4% sobre o mesmo período de 2024 (280). Dos 26 ônibus elétricos de novembro, 25 deles foram emplacados em São Paulo (SP) e um em Aracaju (SE).



Geografia de Eletromobilidade

A geografia da eletromobilidade no Brasil começa a ganhar novos contornos e a revelar novos protagonistas. Estados e municípios que antes figuravam à margem da transição energética agora emergem com força, impulsionando um mercado que antes se concentrava majoritariamente no eixo Sudeste-Sul do país.

Ainda assim, o Sudeste segue como epicentro do processo de eletrificação no Brasil. Em novembro, a região respondeu por 44,2% das vendas de veículos eletrificados (9.382). Mas essa participação vem caindo gradualmente. Em novembro de 2024, era de 45,5% (15.225) e, no mesmo mês de 2023, de 50,7%. A trajetória indica uma desconcentração progressiva do mercado.

Parte desse movimento é resultado direto da adoção de incentivos fiscais estaduais e municipais, especialmente políticas de isenção ou redução do IPVA para veículos eletrificados. Por exemplo, capitais como Brasília, Salvador, Porto Alegre, Fortaleza e Recife têm se destacado ao criar condições mais favoráveis à compra e circulação desses veículos, contribuindo para uma expansão mais equilibrada da eletromobilidade pelo território nacional.

Vendas de veículos leves eletrificados por regiões brasileiras em novembro 2025:

1º - Sudeste: 9.382 (44,2%)

2º - Sul: 4.033 (19,0%)

3º - Centro-Oeste: 3.618 (17,1%)

4º - Nordeste: 3.417 (16%)

5º - Norte: 777 (3,7%)


 

Os 5 estados que mais venderam veículos eletrificados leves em novembro de 2025:

1º - São Paulo: 6.220 (29,3%)

2º - Distrito Federal: 2.413 (11,4%)

3º - Paraná: 1.470 (6,9%)

4º - Minas Gerais: 1.435 (6,8%)

5º - Rio Grande do Sul: 1.315 (6,2%)
 

Os 5 municípios que mais venderam veículos eletrificados leves em novembro de 2025:

1º - Brasília: 2.413 (11,4%)

2º - São Paulo: 2.399 (11,3%)

3º - Belo Horizonte: 908 (4,3%)

4º - Rio de Janeiro: 702 (3,3%)

5º - Curitiba: 641 (3,30%)

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.