Planeta Mais

CAMINHÕES GERAM ENERGIA ELÉTRICA NAS ESTRADAS

Saiba mais sobre a invenção Italiana que se tornou uma alternativa sustentável aproveitando o vento que os caminhões geram.

Você sabe aquela ventania que o caminhão gera quando você está parado no acostamento? Sabe sim... todos sabemos... no calor, chega a ser um bafo quente! E foi em uma situação destas que essa história começou a ganhar um rumo diferente na Itália.

Tudo começou quando um grupo de colegas que estavam jantando falaram sobre essa ventania. Os colegas eram um engenheiro, um gerente e um empresário. Até que veio a ideia: porque não aproveitamos esse deslocamento de ar causado por caminhões? E a partir daí, tudo começou...

Mas não foi tão simples assim. Passaram-se três anos até conseguirem um investidor. E não foi qualquer empresa que investiu. Os caras conseguiram a Enel, a maior geradora de energia da Itália, que investiu inicialmente mais de 250 mil euros no projeto de Stefano Sciurpa, Gianluca Gennai e Giovanni Favalli em sua incubadora (incubadoras de empresas, que também existem no Brasil, são centros normalmente incentivados pelo Governo para ajudar pequenas empresas a decolarem, para depois deixarem a incubadora e irem para o mercado).

Uma das primeiras estradas a aderir o projeto foi a autoestrada A4, e também conhecida como Sereníssima.

A invenção é uma turbina de alumínio de cerca de três metros de altura e com diâmetro de 1,7 metros. A potência é de 2 kW. Ela captura a energia produzida pela passagem dos veículos e a transforma em energia. Além disso, ela funciona em qualquer condição climática. Faça chuva ou faça sol.

Até agora, os resultados tem sido encorajadores. Ela produz três megawatts-hora ao ano, ou seja, próximo ao consumo de uma família italiana de quatro pessoas morando em um apartamento de 80 m2.

A energia ainda pode ser considerada como uma solução para atender as cabines de pedágio da estrada. Seja na iluminação, nos detectores de velocidade, tornando-se assim, uma rodovia autossuficiente.

Interessante não? Pra quem mora perto da estrada, imagine não pagar mais pela conta de luz?

A nossa pergunta à você é: qual seria a estrada do Brasil que mais geraria energia?

Fonte: Folha / Quilunigiana

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.