Corram pelas suas vidas!!! É o que normalmente fazem quando o motor a diesel dispara. Mas veja esse incrível vídeo e o que o mecânico fez.
Talvez você já tenha escutado ou até visto alguma história de um caminhão cujo motor “disparou”, certo? É sempre aquela velha história – Quando dispara, ou o motor apaga quando acaba o diesel, ou quando quebra o motor.
Isso não é nenhum exagero, ou muito menos, história de mecânico. Esse tipo de coisa acontece mesmo em motores diesel.
Confira a coragem (na verdade loucura, nunca tente fazer isso pois há riscos) desses mecânicos no vídeo abaixo lidando com um motor Detroit Diesel 4-71 1950, sendo ligado após ficar parado por aproximadamente 30 anos!
https://youtu.be/8M1o2rpO_JYImpressiona não? Parece uma espécie de bomba relógio.
O disparo do motor ocorre pois nos motores diesel não há válvula borboleta, como nos motores a gasolina, que controla a entrada de ar e combustível no motor. Nos motores diesel, quem regula o envio do combustível é a bomba injetora (antes dos eletrônicos e do common-rail).
E, como não há velas, a explosão no cilindro ocorre pela injeção do combustível no ar comprimido e nos cilindros, que estão quentes e provocam a queima. Porém, por diversos motivos, os motores a diesel podem disparar.
A grande vilã normalmente é a bomba injetora. Algum desajuste ou falha nela acaba por fazer o motor entrar em um ciclo de aceleração sem fim, que só pode ser interrompido com o corte do combustível, ou do ar. Nos eletrônicos esse risco foi bastante diminuído, pois tem mecanismos de fechamento da admissão para evitar o disparo.
Outro motivo é o motor desgastado, que pode sofrer perda de compressão lateralmente pelos anéis e levantar nevoa de óleo, daí o óleo lubrificante que também é inflamável, vai aumentando a queima e a aceleração. O fim normalmente é uma quebra.
De qualquer forma, é sempre assustador.
Comentarios