São Paulo sem diesel em 2025

São Paulo quer restringir caminhões a diesel em 2025
Projeto de Lei na Câmara Municipal quer a proibição de caminhões e outros veículos movidos a diesel na cidade
A busca por um ar mais limpo é a justificativa. A medida já foi adotada por países europeus como França e Reino Unido. Envolve a proibição de veículos a diesel em grandes cidades pode passar a valer também no Brasil.
O autor da ideia é o vereador do PT Antonio Donato e o Projeto de Lei é o 01-00643/2017. Ele prevê o fim da livre circulação de modelos abastecidos pelo combustível em toda a cidade de São Paulo a partir de 2023. O vereador alega que a proposta tem o objetivo de reduzir a emissão de gases nocivos à saúde. Já que doenças causadas pela poluição matam pelo menos 4 mil paulistanos por ano, apontam estudos.
Segundo o texto, a proibição valerá a partir de 2023 tanto para veículos nacionais quanto importados. A partir de 2025, a proibição afetará veículos pesados, incluindo caminhões e ônibus fabricados antes de 2009. Exceto aqueles que atendam aos níveis de emissões estabelecidos pela fase “P6” do Proncove.
Por fim, a partir de 2030, ficam proibidos de circular todos os veículos pesados movidos a diesel que não atendam aos níveis de emissões estabelecidos pela fase “P7”.
Ficarão de fora apenas ônibus integrantes do Sistema Municipal de Transporte Público, veículos licenciados em outros países com autorização de permanência temporária no Brasil, veículos de missões diplomáticas (desde que prestando serviços às respectivas embaixadas) e aqueles autorizados pela Secretaria Municipal dos Transportes (mediante justificativa e por prazo devidamente delimitado).
Além disso, postos de combustíveis localizado em São Paulo serão obrigados, já a partir de 2020, a comercializar óleo diesel mediante adição, em volume, de no mínimo 20% de biodiesel. Para ser aprovado, o projeto ainda precisa ser votado na câmara e, posteriormente, sancionado pelo prefeito João Dória.
Comentarios