Clube Informa

Mitos e verdades do câmbio automatizado

Câmbio Automatizado x Automático: mitos e verdades

Caminhões com câmbio automatizado já são uma realidade e muitos fabricantes já não fazem mais alguns modelos manuais. Mas, por que o transporte de cargas utiliza câmbio automatizado, e não automático? Primeiro, é preciso saber a diferença entre eles e como eles funcionam. Você fica sabendo aqui, no Clube Irmão Caminhoneiro Shell: Primeiro, o câmbio automatizado é mais barato e acessível do que o automático. Tem os mesmos componentes do tradicional câmbio manual, como a embreagem e a caixa de marchas. A diferença é que existem ainda sensores que analisam o funcionamento do motor e enviam sinais para os atuadores. Eles são responsáveis por fazer as mudanças de marchas automaticamente. Além de ter um custo de aquisição menor, a manutenção de um câmbio automatizado também costuma ser mais simples e barata. Isso porque existem peças e mão de obra em grande quantidade no mercado. Outra vantagem é que esse tipo de câmbio não causa grandes impactos no consumo de combustível. Como funciona o câmbio automático O câmbio automático funciona com componentes especialmente projetados para sua função. No lugar das peças de uma transmissão tradicional, esse sistema conta com dispositivos hidráulicos, módulo eletrônico e conversor de torque. Alguns cuidados preventivos rotineiros são fundamentais para garantir o bom funcionamento do câmbio automático, como a verificação do sistema de refrigeração e a troca do fluído de transmissão. Também é importante considerar que, como as trocas de marcha são mais longas, o consumo de combustível tende a ser ligeiramente elevado. Não existem muitos caminhões no mercado com câmbio automático.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.