Aplicativos de navegação: amigos do caminhoneiro
Levar uma carga do ponto A para o ponto B é a missão do caminhoneiro. Dentro dessa operação de transporte, o condutor precisa de diversas informações, tem que estar com a documentação em dia, com o caminhão com manutenção certa e tem que cuidar de todos os detalhes para que a viagem seja segura, econômica e bem-sucedida.
Mas um detalhe crucial, que antes era motivo de preocupação do motorista, hoje é resolvido com aplicativos de navegação: a rota a ser seguida. A rota de um caminhão não é bem a mesma que pode ser seguida pelos carros de passeio.
Dependendo da carga, da dimensão do cargueiro e das condições da operação, é necessário traçar uma rota muito especial, evitando grandes centros populosos, optando pelas estradas mais adequadas e, o mais importante: não deixando o motorista se perder ou entrar em lugares perigosos.
Antes, quando um caminhoneiro chegava a uma cidade que ele não conhecia, recorria aos bons e velhos "chapas", que ficavam nos limites da cidade e embarcavam no caminhão para dar as direções, além de ajudar na descarga das mercadorias.
Hoje, o "chapa" está em extinção, mas um grande aliado ao motorista está em ação: os navegadores GPS e os celulares.
Com aplicativos como o "Waze" ou o "Google Maps", o motorista tem o caminho correto à sua disposição e, no caso das viagens mais complexas, tem informações como interdições, congestionamentos, buracos na pista, perigos e muito mais.
A internet e a tecnologia ofereceram mais esta ajuda para o transporte e, atualmente, quase 100% dos motoristas se valem de algum sistema de navegação para poder seguir seu caminho e chegar na hora e com segurança ao destino.
Aplicativos de navegação são um grande passo para a vida do caminhoneiro, mas é sempre bom lembrar e alertar: não utilize o celular para ler e enviar mensagens ou para falar durante a viagem. Se ele estiver rodando o aplicativo de navegação, deixe ele quietinho lá no painel, e boa viagem!
Comentarios