Com motores de 440 e 480 cavalos, Scania lança, nas configurações 6x2, 6x4 e 8x2 sua série especial.
Séries especiais são sempre bacanas. A Scania lançou hoje uma série especial de 300 unidades, denominada Griffin Edition.
Griffin vem do Grifo, símbolo da marca. Para quem não conhece o Grifo, é um animal mitológico e lendário, com corpo e patas traseiras de leão; cabeça, asas e patas dianteiras de águia. Em razão de o leão ser considerado o rei dos animais, e a águia, a rainha das aves, o grifo é sinônimo de criatura especialmente poderosa e majestosa. Na antiguidade, era símbolo de poder divino e guardião de tesouros. O grifo está nos escudos da cidade sueca de Malmo, onde a Scania começou sua história de sucesso.
A Scania tem tradição nas séries especiais. Em 1991 foi a Jubileum. Em 2000, a Millenium, com 1000 unidades. Em 2001, a Horizontes (usando a cor laranja do mítico jacaré). Em 2001 também veio a Rei da Estrada, com motor V8 e injeção eletrônica. Em 2007, a Silver Line, sobre os 50 anos de Brasil.
Características Externas:
Os diferenciais da série especial é a exclusiva cor cinza carbono, com retrovisores, maçanetas e para-choques body-color, ou seja, na mesma cor da cabine. A identificação da série Griffin Edition está presente na parte frontal superior da cabine e acima das portas. Há também dois grifos dourados desenhados sob as laterais do defletor de ar, e faixas alusivas à série, de cores cinza claro e dourada, adesivadas nas portas, que avançam até a metade da grade. Outras características da personalização podem ser comprovadas no quebra-vento nas portas, nas calotas das rodas dianteiras e nos diversos grifos que estão nos aros das rodas traseiras e nas capas das maçanetas e das pontas de eixo.
Além da personalização acima, o Griffin tem xênon de fábrica com lanternas em LED, e defletores de ar.
Características Internas:
Dentro da cabine, um grifo luminoso central bem atrás dos assentos. O animal mitológico também está presente nos tapetes. O volante é de couro. No painel, o computador de bordo é o mesmo do Streamline, com visor colorido de 6,5 polegadas em alta resolução. O rádio tem conexões bluetooth, USB, AUX e SD-card, e está integrado à navegação via GPS. A Griffin é equipada com a caixa Opticruise, com o Scania Driver Support e o piloto Ecocruise. O Retarder é o de terceira geração, que tem frenagem de mais de ml cavalos em velocidades mais baixas.
De: Redação Planeta Caminhão
Fonte: Scania
Comentarios