The Iron Knight. Se você é fã de caminhão e não conhece esse nome, é bom já guardar em sua cabeça que logo, logo você vai ouvir falar. The Iron Knight foi o nome dado ao projeto de bater o recorde de velocidade de dos caminhões, encabeçado pela Volvo.
O caminhão criado é todo baseado em um Volvo FH, mas o veículo foi completamente modificado para alcançar a potência máxima. Para se ter uma ideia, são nada menos do que 2.400 cavalos.
“O The Iron Knight é a forma perfeita de demonstrar a competência e a potência inovadora da Volvo Trucks. Ao mesmo tempo, o nosso objetivo é gerar novas ideias de soluções técnicas e de design. A intenção é transferir algumas dessas ideias para os nossos caminhões de produção em série”, disse Claes Nlsson, presidente e CEO da Volvo Trucks.
O motor do caminhão é um D13, mas muito modificado com intercooler refrigerado a água e quatro turbocompressores, o que proporciona os 2.400 cv e 6000 Nm detorque. Os sistemas elétrico e eletrônico foram reduzidos e o software foi reprogramado para que o motor otimizado se comunicasse com a caixa de velocidade – uma I-Shift Dual Clutch, idêntica à de caminhões Volvo. FH – a única mudança fica por conta de uma embreagem reforçada, necessária para suportar o torque elevado.
“Para bater um recorde mundial de velocidade, o desempenho deverá ser excecional. A I-Shift Dual Clutch é a melhor caixa de velocidades possível para a tarefa, dado que mantém o torque nas rodas motrizes durante as mudanças de velocidade, como acontece com um carro de corridas. Graças a isso, o The Iron Knight pode acelerar sem perder tempo vital durante mudanças de velocidade”, explica Niklas Öberg, Engenheiro de Testes da Volvo Trucks.
“A cabine é feita em fibra de vidro e foi concebida para reduzir a resistência aerodinâmica ao mínimo absoluto. As saias laterais dão ao caminhão uma postura impressionante com as grandes entradas de ar que alimentam o sistema de refrigeração, diz Nigel Atterbury, Designer Principal na Volvo Trucks.
Com o piloto de corridas Boije Ovebrink ao volante, o The Iron Knight vai tentar bater o recorde do mundo em duas categorias: 500 e 1000 metros com arranque. E claro, você ficará por dentro de tudo no Planeta Caminhão.
Comentarios