Parceria entre Clariant e Scania ajudou a criar caminhões com baixa emissão de CO2
A Clariant, empresa do ramo químico, e a Scania apresentaram os resultados alcançados pela parceria que fizeram no ano passado visando a utilização de tecnologias sustentáveis para a diminuição das emissões de CO2. O que as empresas fizeram para alcançar o objetivo proposto foi a criação do “Ecotruck”, o primeiro caminhão pesado movido a etano da América Latina.
Em 2015, a Clariant adquiriu três caminhões Scania dos modelos P 270 4x2 e usou a sua expertise para que eles rodassem somente com etanol. Esses veículos trabalharam quase 24 horas por dia durante o último ano transportando produtos químicos em um isotanque dentro da fábrica da empresa em Suzano, interior de São Paulo.
Os resultados após esse período foram considerados bons: redução de aproximadamente 90% nas emissões de CO2 se comparados ao motores a diesel utilizados antes.
“A Clariant vem fazendo história na América Latina com esta operação inédita, que vem reconhecendo o potencial do caminhão a etanol no dia a dia. O exemplo da Clariant está levando ao interesse de outras empresas, que já consultam a Scania sobre esta solução”, declarou Celso Mendonça, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Scania no Brasil.
Segundo a Clariant, o grande diferencial para se conseguir chegar a essa redução na emissão do CO2 foi a utilização do aditivo Master Batch ED 95 na composição do etanol utilizado nesses caminhões Scania.
“A iniciativa da empresa com o projeto Ecotruck apoia o cumprimento das metas ambientais e reforça nossa abordagem de sustentabilidade, comprovando os resultados positivos das soluções que oferecemos ao mercado de biocombustível, com destaque para a inovadora tecnologia sunliquid”, afirmou Paulo Itapura, Gerente de Sustentabilidade da Clariant para a América Latina.
Comentarios