Montadora diminuirá as emissões de carbono com a tecnologia
A Scania lançou recentemente um novo motor V8 de 16,4 litros a gás natural. Com isso, a montadora sueca segue o que, segundo ela, é uma tendência mundial e diminui as emissões de carbono em relação aos seus motores a diesel.
Com o gás natural, as emissões de dióxido de carbono são reduzidas em até 20% e, com biogás, o número pode chegar a 90%.
“Nós podemos ver o crescente interesse por tecnologias que envolvem gás natural, especialmente no Brasil e na Rússia”, declarou Andreas Stenemyr, diretor de produtos da Scania, dando a entender que a novidade estará disponível para o mercado nacional.
Graças ao seu sistema modular, o motor da diesel da Scania pode ser adaptável para outros sistemas. Motores de combustão operam por compressão ou ignição de faísca e aí está a principal diferença técnica entre os motores a diesel e a gás.
Nos motores a combustão, como os a diesel e etanol da Scania, a mistura de combustível é inflamada quando a compressão extrema eleva sua temperatura. Já nos equipamentos que levam tecnologia de ignição por faísca, como os motores a gás da montadora, a vela de ignição inflama a mistura de combustível e inicia a combustão.
Comentarios