Capital paulista amplia a maior frota de ônibus elétricos do país e evita mais de 10 mil toneladas de CO₂ por ano; Com novos coletivos entregues, São Paulo chega a 961 ônibus elétricos rodando
A cidade de São Paulo segue acelerando rumo a um transporte público mais limpo e sustentável. Durante o seminário “Caminhos para a Eletromobilidade Urbana em São Paulo”, o prefeito Ricardo Nunes anunciou a entrega de 120 novos ônibus elétricos, elevando a frota da capital para 961 veículos eletrificados, 760 movidos a bateria e 201 trólebus.
Com isso, São Paulo se consolida como a cidade com a maior frota de ônibus elétricos do país, um marco histórico para a mobilidade urbana brasileira. E o plano não para por aí: segundo o prefeito, até o final de 2024, o número de coletivos elétricos chegará a 1.200 unidades em circulação.
“Aqui em São Paulo, já partimos para a execução. Na última segunda-feira entregamos mais 120 ônibus elétricos, totalizando 760 veículos a bateria. Somando os trólebus, já são 961 ônibus eletrificados rodando na cidade. Estamos avançando de forma consistente”, afirmou Ricardo Nunes.
A ampliação da frota faz parte da meta da Prefeitura de eliminar o diesel do transporte público, substituindo gradualmente os ônibus movidos por combustíveis fósseis por veículos de emissão zero. A iniciativa está alinhada aos compromissos climáticos da cidade e com o debate global sobre sustentabilidade, que será intensificado na COP30, em Belém (PA).

A nova entrega representa um impacto ambiental direto: 10,4 mil toneladas de CO₂ deixarão de ser emitidas por ano, o equivalente ao plantio de 6,4 mil árvores para cada ônibus elétrico colocado em operação. Além disso, cada veículo evita o consumo de 35 mil litros de diesel por ano, reduzindo custos operacionais e a dependência de combustíveis fósseis.
O prefeito ressaltou que o investimento gera retorno econômico ao longo do tempo. A operação de um ônibus elétrico custa cerca de R$ 5 mil por mês, enquanto um modelo a diesel chega a R$ 25 mil. Essa diferença representa uma economia anual de R$ 240 mil por veículo, além de menores custos de manutenção e maior durabilidade.
Estudos da Rede C40 de Cidades apontam que a substituição da frota a diesel por modelos elétricos pode evitar até 388 mortes prematuras por ano em São Paulo, devido à melhora na qualidade do ar. O avanço da eletromobilidade é, portanto, uma questão de saúde pública e de sustentabilidade urbana.
Durante o evento, o presidente da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), Ricardo Bastos, destacou que o movimento de São Paulo impulsiona toda a cadeia produtiva nacional: “A indústria de veículos eletrificados no Brasil está mais forte do que nunca. Estamos produzindo ônibus, caminhões e automóveis no país, gerando empregos e fomentando a economia. O que São Paulo está fazendo é um exemplo para o Brasil”, afirmou Bastos.
O seminário, realizado no Memorial da América Latina, contou com sete painéis temáticos que discutiram infraestrutura de recarga, financiamento, planejamento de frota e padronização técnica. Especialistas destacaram que a expansão da eletromobilidade exige coordenação entre governo, operadoras, fabricantes e instituições financeiras.

No painel sobre Planejamento da Frota de Ônibus Elétricos, participaram nomes como Iêda de Oliveira (ABVE), Alferes Soares Alves (SPTrans) e Débora Freitas (SMT). Segundo Iêda, mais de 370 ônibus elétricos já estão em linha de produção no Brasil, com capacidade de entrega crescente para atender à demanda das cidades: “Hoje vemos operadores que desejam eletrificar toda a operação. Os resultados práticos são positivos: custos reduzidos, frota mais disponível e boa aceitação pelos passageiros”, destacou a executiva.
Outro ponto discutido foi o alinhamento de normas técnicas e de segurança, tema mediado por Clemente Gauer, da ABVE. O grupo debateu como integrar os sistemas de recarga às edificações urbanas, garantindo viabilidade, inovação e segurança: “A expansão dos elétricos precisa caminhar junto com a atualização das normas de segurança. Estamos trabalhando com o Corpo de Bombeiros e o governo estadual para viabilizar isso sem criar barreiras à tecnologia”, explicou Gauer.
O avanço da eletromobilidade também reflete um movimento que vai além do transporte coletivo. Cada vez mais, motoristas de aplicativo e entregadores estão optando por veículos elétricos, atraídos pela economia no uso diário e pela possibilidade de recarga residencial, muitas vezes com energia solar. Para especialistas, o projeto de São Paulo mostra que a transição energética é possível hoje, com tecnologias maduras e viáveis economicamente.
A cidade está pavimentando um caminho que deve servir de modelo para outras capitais brasileiras. A meta da Prefeitura é que, até 2038, 100% da frota de ônibus da cidade seja livre de emissões, uma das metas mais ambiciosas da América Latina. A entrega dos 120 novos ônibus e o anúncio de 1.200 até o fim do ano colocam São Paulo na dianteira da mobilidade elétrica no país.
Mais do que reduzir emissões, o projeto simboliza uma mudança de mentalidade. É o início de uma nova era em que o transporte público urbano se torna sinônimo de inovação, saúde e eficiência — e São Paulo está liderando essa revolução sobre rodas.

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