Principal

Mercedes-Benz aposta em biodiesel de segunda geração e inicia rota sustentável até a COP30

Mercedes-Benz aposta em biodiesel de segunda geração e inicia rota sustentável até a COP30

Montadora inicia caravana de 4 mil km rumo a Belém (PA), com caminhões e ônibus movidos a biodiesel de nova geração, em parceria com a Be8 BeVant, testando na prática o combustível que promete reduzir até 99% das emissões de CO₂.

A Mercedes-Benz está cruzando o país com uma missão que promete marcar a história do transporte nacional. A marca da estrela de três pontas iniciou uma caravana de 4.000 quilômetros rumo à COP30, em Belém (PA), para testar e validar um novo combustível sustentável, desenvolvido em parceria com a Be8 BeVant, empresa de Passo Fundo (RS).

A iniciativa é um dos projetos mais ambiciosos de descarbonização já realizados pela montadora no Brasil. Com o apoio técnico do Instituto Mauá de Tecnologia, a rota vai comparar, em condições reais de operação, o desempenho de veículos abastecidos com o diesel de posto (B15) e com o novo biodiesel de segunda geração Be8 BeVant (B100).

São quatro veículos Mercedes-Benz originais na estrada: dois caminhões Actros e dois ônibus rodoviários. Um caminhão e um ônibus rodam com o diesel comercial, enquanto os outros dois utilizam o novo Be8 BeVant, que está em fase de testes e validação. A ideia é medir o desempenho, o consumo e, principalmente, as reduções de emissões de CO₂ obtidas com o uso do novo combustível.

De acordo com os primeiros resultados, o Be8 já mostrou potencial para reduzir até 99% das emissões de CO₂, sem comprometer o desempenho dos motores. Na medição de ciclo completo , do poço à roda, a redução chega a 65%, comprovando o impacto ambiental positivo do novo biodiesel.

O Be8 BeVant é um biocombustível de nova geração, produzido a partir de um processo de biodestilação que elimina impurezas, água e contaminantes. O resultado é um combustível mais estável, limpo e com comportamento muito próximo ao diesel tradicional, oferecendo queima mais eficiente e menos desgaste em sistemas de injeção e filtros.


O grande diferencial do projeto é que os veículos participantes não receberam modificações mecânicas. Segundo a Mercedes-Benz, apenas ajustes de software foram feitos para o gerenciamento do motor. Todo o conjunto de bicos injetores, bombas e pós-tratamento continua o mesmo, provando que o Be8 pode ser uma solução simples e viável para uso em larga escala.

“O Be8 é um biodiesel de segunda geração, muito mais estável e puro. Ele resolve boa parte das preocupações que os transportadores tinham com o biodiesel tradicional. O resultado é uma eficiência maior, menos manutenção e uma redução real nas emissões”, explica Marcos Andrade, executivo da Mercedes-Benz.

Durante o trajeto, que começou em Passo Fundo, chegou em São Bernardo do Campo (SP) e segue até o Pará, cada parada da caravana é acompanhada por medições detalhadas de consumo, emissões e comportamento dos motores. Os dados estão sendo compilados para apresentação oficial durante a COP30, evento global que vai discutir as políticas climáticas e de sustentabilidade em novembro, em Belém.

O projeto reforça o posicionamento da Mercedes-Benz como líder na busca por soluções de transporte mais limpas e sustentáveis. A marca destaca que o futuro da mobilidade passa pela diversificação das fontes de energia — combinando elétricos, híbridos, gás e biocombustíveis — em vez de depender de uma única alternativa: “O Brasil tem vocação para ser protagonista na produção de biocombustíveis. Temos um agronegócio forte, grande capacidade produtiva e tecnologia. O Be8 mostra que é possível descarbonizar sem precisar mudar toda a infraestrutura de transporte”, afirma Marcos.


 

A Be8, responsável pelo novo combustível, é uma das principais produtoras de biodiesel da América Latina. O BeVant, seu produto de segunda geração, vem sendo desenvolvido para oferecer menor impacto ambiental e maior confiabilidade operacional — características fundamentais para o transporte pesado de longa distância.

Além da eficiência ambiental, o Be8 também se destaca pela viabilidade econômica. De acordo com a Mercedes-Benz, o combustível deve custar cerca de 10% a mais que o diesel comum, mas com redução no custo de manutenção e maior estabilidade do sistema de injeção, o investimento se torna altamente compensador.

Outro ponto importante é a facilidade de implementação. Como o combustível não exige alterações complexas nos veículos, ele pode ser adotado rapidamente por transportadores e frotistas, sem necessidade de grandes investimentos em infraestrutura — uma vantagem decisiva frente às soluções elétricas e a hidrogênio, que ainda enfrentam barreiras logísticas no Brasil.

Para a Mercedes-Benz, o projeto também tem caráter educativo e de demonstração. A marca quer mostrar que a descarbonização é possível hoje, com soluções acessíveis e sustentáveis, desenvolvidas dentro do país: “O desafio da sustentabilidade é real, e precisamos de soluções que funcionem agora. O Be8 é uma alternativa pragmática e brasileira, que prova que dá pra rodar limpo, potente e com economia”, reforça a equipe da Mercedes-Benz.

A caravana Be8 BeVant segue em curso e já percorreu trechos de Passo Fundo (RS) até o Sudeste, levando inovação, tecnologia e consciência ambiental para a estrada. Os resultados finais serão apresentados durante a COP30, onde o projeto deve ganhar destaque como um dos casos mais promissores de biocombustível de nova geração em operação real. Mais do que um simples teste, essa rota de 4.000 quilômetros simboliza o início de uma nova era para o transporte brasileiro.

Faça bons negócios com nossos parceiros:

ALLIANCE TRUCK PARTS: Acessórios para Caminhões Mercedes-Benz e Peças de Reposição Multimarcas para os principais modelos de caminhões, ônibus e veículos comerciais leves. A solução perfeita para quem busca economia, sem abrir mão do custo-benefício. Distribuição exclusiva via Concessionários Mercedes-Benz. Acesse: https://alliancetruckparts.com.br/

ECOFILTRO: FILTROS de alta performance para motores a diesel impulsionados pela revolucionária Harcap Technology, soluções para tratamento do diesel. Solução REAL para diesel e biodiesel. Acesse: https://ecofiltro.eco.br/provisorio/index.php/ecofiltro-harcap/

GUERRA PROTEÇÃO VEICULAR: Quem cuida do seu veículo, cuida da sua história. Com cobertura nacional, assistência 24h e rastreamento via aplicativo, a Guerra está sempre ao lado do motorista. De motos a caminhões, a confiança de quem protege milhares de parceiros. Faça sua cotação em: http://bit.ly/guerraprotecaoplaneta – siga no @guerraprotecaooficial

SUPERMOTORISTAS: Soluções de treinamento customizadas para transportadores e motoristas. Acesse e conheça: https://supermotoristas.com.br/ - Siga-nos em nossas redes sociais:@supermotoristas

Apoiadores:
Movimento A Voz Delas: www.avozdelas.com.br
ABC Cargas: @abccargas
Tegma Gestão Logística: @tegma_oficial
Observatório Nacional de Segurança Viária: @onsvoficial
Fórmula Truck: @formulatruckoficial
Alltak Adesivos: @alltakadesivos
Auto+: @automaistv

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.