Trajeto da Noruega ao Irã tenha temperaturas de 40ºC a -30ºC
Em comemoração ao seu aniversário de 125 anos, a Scania vem contando algumas das histórias de seus caminhões em todo esse tempo. E essa nós nos sentimos na obrigação de dividir com vocês...
Já imaginou se deparar com desafios como a neve e o deserto em uma mesma viagem de caminhão? Pois isso era para lá de comum para motoristas de uma empresa norueguesa entre o final dos anos 60 e início dos anos 70.
A companhia de transporte Johan Evenson & Sons tinha a missão de conduzir máquinas e materiais de reposição para a extração de petróleo de Oslo, na capital da Noruega, em direção a Bandar Abbas, no Sul do Irã, região do Golfo Pérsico.
E alguns homens ousados se dispuseram a enfrentar o trajeto para lá de complicado, com 8 mil quilômetros e ida e 8 mil de volta, inaugurando uma rota de caminhão que se tornou lendária e foi batizada de Bandar Abbas Express.Foram, ao todo, 106 viagens e 1,7 milhão de quilômetros percorridos, em mais de 3 mil dias na estrada e com temperaturas que variavam dos 40ºC positivos aos 30ºC negativos. Os caminhões escolhidos para isso foi a geração da Scania: LBS 76, LBS 110 e LBS 140.
Cada viagem levava em média 28 dias, mas já teve motorista que realizou todo o trajeto de 16 mil quilômetros em apenas 17 dias, ou seja: 900 km por dia.
Ficou curioso, então confira o vídeo e saiba um pouco mais sobre essa história. É em inglês, mas pelas imagens dá pAra entender bem o que era o desafio.
Comentarios