Em recorde histórico, 7.010 veículos totalmente elétricos foram vendidos; Ônibus elétricos disparam e crescimento é 1.100% em um ano
O mercado brasileiro de veículos eletrificados atingiu um marco histórico em julho de 2025: mais de 503 mil unidades em circulação desde 2012. O número, divulgado pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), reflete o avanço constante da eletromobilidade no país. Os destaques do mês ficaram por conta dos segmentos de ônibus e caminhões elétricos, que têm registrado crescimento acima da média.
O volume acumulado inclui automóveis, utilitários, caminhões e ônibus movidos por diferentes tecnologias — como BEV (100% elétrico), PHEV (híbrido plug-in), HEV (híbrido tradicional) e HEV Flex. Em 2012, o Brasil comercializou apenas 117 veículos eletrificados. Em julho de 2025, esse número mensal saltou para 19.016 unidades, das quais 7.010 eram 100% elétricas, um novo recorde.
O desempenho do segmento BEV (veículos totalmente elétricos) foi o melhor da série histórica da ABVE, superando o antigo recorde de maio, quando foram vendidas 6.969 unidades. A marca reforça a tendência de consolidação dos veículos livres de emissões, especialmente nos grandes centros urbanos e no transporte público.
BYD eT7 é um caminhão elétrico urbano lançado no Brasil em 2022 - FOTO: DIVULGAÇÃO
O caminhão leve 100% elétrico da Volkswagen, o e-Delivery, foi lançado em 2021 e tem ganhado espaço no transporte urbano - FOTO: DIVULGAÇÃO
No setor de transporte coletivo, os números também impressionam. Em julho, foram vendidos 160 ônibus elétricos, um crescimento de 1.130,8% em comparação ao mesmo mês de 2024, quando apenas 13 unidades haviam sido comercializadas. Em relação a junho, o aumento foi de 370,6%, confirmando o apetite de municípios por soluções mais sustentáveis.
Esse movimento é impulsionado por iniciativas públicas de descarbonização, programas de incentivo à eletrificação das frotas e pelo avanço da infraestrutura de recarga nos grandes centros. A adoção de ônibus elétricos vem sendo especialmente expressiva em cidades como São Paulo, que já lidera a eletrificação da frota urbana.
O segmento de caminhões eletrificados, embora ainda represente uma parcela pequena do total de emplacamentos, tem apresentado crescimento constante. Modelos leves e médios, como o Volkswagen e-Delivery e o BYD eT7, vêm ganhando espaço em operações urbanas de distribuição, graças ao baixo custo operacional e ao apelo ambiental das empresas.
Em julho, os veículos elétricos plug-in (BEV + PHEV) representaram 82,3% das vendas de eletrificados, com 15.654 unidades. Os PHEV responderam por 8.644 unidades (45,5%), enquanto os BEV ficaram com 7.010 unidades (36,9%). Já os HEV e HEV Flex somaram 3.362 unidades (17,7%).
Entre os híbridos, os HEV tradicionais totalizaram 2.336 unidades, com um crescimento expressivo de 139,3% em relação a julho de 2024. Os HEV Flex, por sua vez, venderam 1.026 unidades, apresentando retração de 40% na comparação anual, mas ainda mantendo presença em regiões com menor infraestrutura de recarga.
Os micro-híbridos (MHEV) também tiveram desempenho positivo: foram 6.129 unidades vendidas em julho. A maior parte (76,5%) foi composta por modelos de 12V. A tecnologia, embora mais simples, ajuda fabricantes a atenderem às metas de eficiência energética, principalmente em veículos leves.
A geografia da eletromobilidade no Brasil segue marcada por disparidades regionais. Enquanto o Sudeste concentrou 46,2% das vendas, seguido pelo Sul (18,1%) e Nordeste (17,3%), regiões como o Norte (4,4%) ainda enfrentam desafios estruturais para adoção da tecnologia.
As cinco cidades que mais venderam veículos eletrificados em julho foram: São Paulo (2.456), Brasília (1.573), Rio de Janeiro (736), Belo Horizonte (732) e Curitiba (535). O dado reflete o impacto direto de políticas municipais e da disponibilidade de recarga nesses centros urbanos.
No transporte rodoviário de cargas, grandes frotistas vêm apostando nos elétricos como alternativa para entregas urbanas, em rotas de curta distância. Além de isenções em zonas de restrição de emissão, esses veículos oferecem economia em combustível e manutenção.
Com o recorde de julho, o Brasil dá mais um passo no caminho da transição energética no setor automotivo. A presença cada vez maior de ônibus e caminhões elétricos nas ruas sinaliza que a eletromobilidade deixou de ser tendência para se tornar realidade em expansão.
A ABVE reforça que os dados completos da evolução do mercado de eletrificados, incluindo infraestrutura de recarga, podem ser acessados em seu Business Intelligence (BI), disponível online. O portal permite análises por região, cidade, tecnologia e segmento de mercado.
A expectativa é de que, nos próximos meses, novos recordes sejam superados — e que os segmentos pesados, especialmente caminhões, tenham papel cada vez mais relevante nessa transformação. A eletrificação do transporte chegou ao Brasil, e está acelerando rápido.
Ônibus elétricos BYD adquiridos pela Prefeitura de São Paulo em 2025 - FOTO: DIVULGAÇÃO
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